Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão

Escrito por pauline gill | Traduzido por luana ribeiro
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Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão
Motores antigos (vintage) de alta compressão algumas vezes causam detonação com gasolina 87-octano (hot rod engine image by itsallgood from Fotolia.com)

Muitos preparadores e entusiastas de carros diminuem a taxa de compressão do motor, para eliminar a detonação de pré-ignição dos veículos (motor batendo ou "grilando"), ainda que seja por diversos motivos. Alguns tentam usar um "muscle car" antigo, dos anos 1960, com uma gasolina inferior a 87-octano (87% isoctano e 13% n-heptano). Outros têm problema de detonação quando colocam turbo em um motor de alta compressão. Apesar de existir diversos métodos de diminuir a taxa de compressão, instalar uma junta de cabeçote mais espessa é a forma mais fácil de começar. Muitas pessoas tentam utilizar ao máximo essa técnica, antes de partir para métodos mais complexos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Junta de cabeçote mais espessa
  • Jogo de ferramentas automotivas
  • Líquido de arrefecimento para motor
  • Óleo de motor
  • Kit de juntas superiores do motor

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Instruções

    Passo a passo

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    O cálculo da espessura necessária para a nova junta mais espessa do cabeçote se baseia na nova taxa de compressão desejada. A regra de ouro para motores automotivos diz que 0,025 polegadas a mais na espessura da junta do cabeçote vai diminuir a taxa de compressão em torno de 0,5 pontos. Por exemplo, diminuir de 10,0 para 9,5-1 é uma queda de 0,5 pontos, o que pode resolver o problema de detonação em um "muscle car" utilizando combustível 87-octano. Entretanto, pode não ser nem perto do ideal para novos motores turbo. Neste último caso, mudanças mais drásticas podem ser necessárias, como utilizar pistões diferentes. Primeiro você deve descobrir se juntas mais espessas estão disponíveis para o seu motor e procurar por uma taxa que seja próxima do ideal. É melhor obter uma compressão um pouco menor do que a ideal, para depois elevá-la com a força de um turbo instalado.

    Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão
    Normalmente, motores de alta performance possuem alta taxa de compressão (engine image by goce risteski from Fotolia.com)
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    Comece desmontando o motor. Desconecte e retire a bateria, drene o sistema de arrefecimento, desconecte a mangueira inferior do radiador, drene o óleo do motor. Remova o capô, se você precisar se virar ou se espremer demais para alcançar o motor.

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    Desparafuse e remova o coletor dos lados da cabeça do cilindro. Desconecte todas as conexões de arrefecimento, combustível e elétricas do topo do motor. Desconecte os cabos de vela e retire os componentes de ignição eletrônica. Remova o coletor de admissão. Em carros com comando de válvula na cabeça, remova a bomba de água e correia dentada frontal ou a corrente e as peças.

    Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão
    A cabeça de cilindro de um motor de um cilindro mostra o padrão de junta do cabeçote final (dessous de culasse image by Unclesam from Fotolia.com)
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    Afrouxe e retire os parafusos da cabeça de cilindro. Marque as posições exatas, para a remontagem. Retire as cabeças dos cilindros. Você pode precisar de uma lâmina fina para erguê-los. Coloque as cabeças com o lado de encaixe das juntas para cima.

    Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão
    Esse turbo necessita de um motor com baixa taxa de compressão (turbo image by Elijahu from Fotolia.com)
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    Retire a junta antiga do cabeçote do bloco do motor. Limpe as superfícies de contato do bloco e das cabeças do cilindro, sem deixar cair sujeira dentro do interior do motor. Examine o bloco e as cabeças, procurando por partes entortadas ou superfícies deformadas.

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    Instale as novas juntas mais espessas do cabeçote, encaixando-as nos pinos do bloco do motor. Coloque as cabeças de cilindro de volta no bloco, posicionando-as também com os pinos de localização. Aperte os parafusos da cabeça do cilindro de acordo com a sequência prescrita para o motor. Aperte os parafusos da cabeça de acordo com as especificações, que podem variar de acordo com a nova junta mais espessa. Consulte o fabricante da junta, para saber a recomendação do torque ideal.

    Como usar a junta do cabeçote para diminuir a taxa de compressão
    Motor dos anos 1970 de um "muscle car" com alta taxa de compressão (Auto Engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com)
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    Remonte o veículo na ordem inversa, substituindo outras juntas danificadas e mangueiras, se necessário.

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    Faça um teste na rua com o motor, para ter certeza de que não há problema de detonação com combustível normal. Se existir, o carro poderá precisar de uma gasolina de alta octanagem, mesmo com uma baixa taxa de compressão.

Dicas & Advertências

  • Aproveite que o motor está desmontado para realizar outras melhorias, como um trabalho na válvula.
  • Faça furos no fundo de uma caixa de ponta cabeça para marcar a posição dos parafusos e hastes enquanto estão fora do motor.
  • Folgas entre pistões e cabeças de válvulas ou nas próprias válvulas devem ser mantidas, para evitar danos ao motor.
  • Utilizar duas juntas de cabeçote no lugar de uma pode gerar um vazamento do líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros, resultando em falha do motor.

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