Mais
×

Como juntar peixe betta macho e fêmea

Atualizado em 23 março, 2017

O Betta é um peixe solitário, e machos e fêmeas só podem ser colocados juntos para reprodução ou desova. Se você tentar colocá-los juntos em outra ocasião, o macho irá atacar a fêmea e matá-la. Isso vale tanto se você os coloca em uma betteira pequena ou em um aquário grande. Para propósitos de reprodução, é importante prepará-los antes de colocá-los juntos.

Instruções

O Betta é um peixe solitário e atacará sua companheira (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque o Betta macho no aquário que você usará para a reprodução e criação os alevinos ou bebê peixe. O ideal é que esse aquário comporte, pelo menos, de 5 à 10 litros de água para permitir que o peixe se mova livremente.

  2. Adicione o condicionador de água para remover o cloro e outras substâncias químicas da água. Coloque o aquecedor de 25 watts e ajuste a temperatura para 27 ºC.

  3. Decore o aquário com duas ou três plantas naturais para proporcionar à fêmea Betta lugares para se esconder se o macho se tornar excessivamente agressivo.

  4. Coloque a fêmea Betta em uma betteira ou aquário pequeno próximo ao aquário do macho. Ele deve ser capaz de vê-la através do vidro.

  5. Verifique como o macho Betta está reagindo. Quando ele estiver pronto para aceitar a fêmea para reprodução, irá começar a fazer um ninho de bolhas na superfície da água. Quando ele estiver do tamanho de uma moeda, o macho está pronto para receber a fêmea; o processo pode acontecer em apenas um dia ou demorar até uma semana.

  6. Repare na fêmea. Quando ela está pronta para reproduzir, irá aparentar mais gorda que o normal e terá linhas verticais estampadas em seu corpo. Você também poderá notar um pequeno tubo branco saindo de seu corpo perto de sua nadadeira anal. Esse é o tubo gravídico que libera os ovos. Isso geralmente acontece em torno do mesmo tempo em que aparece o ninho de bolhas.

  7. Mova a fêmea para o aquário do macho e sente-se perto dele para assistir aos peixes. O macho pode mordiscar as barbatanas dela e você notará que eles estão fazendo uma "dança do acasalamento", onde eles dançarão um em volta do outro.

  8. Observe os peixes enquanto desovam. Durante a desova, o macho extrai os ovos da fêmea espremendo o corpo dela. Isso pode acontecer várias vezes durante o processo de reprodução.

  9. Retire a fêmea do aquário do macho o mais rápido possível quando perceber que ele está perseguindo-a e levando-a para longe do ninho de bolhas ou dos ovos. Isso é um sinal de que ele terminou a reprodução e irá matá-la se for deixada no aquário. Coloque-a de volta em seu aquário ou betteira.

O que você precisa

  • Aquário
  • Condicionador de água
  • Aquecedor de 25 watts
  • Plantas naturais
  • Betteira ou aquário pequeno
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article