×
Loading ...

Juntas de dilatação em calçadas de concreto

Atualizado em 20 julho, 2017

A construção de uma calçada requer mais do que apenas que despejar o concreto. Para evitar rachaduras pouco atraentes em sua nova calçada, é importante instalar juntas de dilatação. Elas fornecem uma almofada entre a calçada e as estruturas fixas, como o meio fio, curvas, junções na calçada, fundações de casas e outros objetos fixos. As calçadas se expandem e se contraem devido a condições climáticas quentes e frias, à umidade do ambiente e à tensão por peso. O movimento da expansão produzirá fissuras superficiais, se não há espaço para que a expansão ocorra. A junta de dilatação oferece o espaço extra necessário para a expansão da calçada. Algumas regras específicas diminuem a possibilidade de rachaduras feias e não propositais.

Rachaduras desagradáveis e feias na calçada (cracked image by bedecs from Fotolia.com)

Materiais

Os materiais usados ​​para as juntas de dilatação devem tolerar condições de clima e temperatura extremas. As juntas de dilatação devem suportar o calor escaldante, sem se tornar macias e sem forma, e suportar temperaturas de congelamento, sem se tornar quebradiças. Os materiais comuns para juntas de expansão são compostos de cortiça, borracha, esponja, fibra ou plástico. Os materiais de juntas de expansão estão disponíveis em tamanhos pré-moldados, mas você pode cortá-los em seu tamanho de preferência.

Loading...

Tamanho e técnicas

O tamanho e a espessura de suas juntas de expansão depende da espessura do concreto de sua calçada. Todas as calçadas devem ter pelo menos 10 cm de espessura e 12 a 15 cm de espessura em passagens de carros, com uma base de cascalho ou terra batida com 10 cm. As juntas de dilatação devem cobrir toda a espessura do concreto e se estender de ponta a ponta. Pode haver um espaço de 0,5 cm deixado em cada extremidade, mas não mais que isso. Isso é comum nas curvas em bordas do concreto. As juntas de dilatação devem ser de pelo menos de 0,5 cm, mas idealmente com 1 cm de espessura entre cada laje ou estrutura fixa. A junta de dilatação pode ser colocada um pouco abaixo da superfície superior da calçada se você arredondar sua borda ou dar um detalhe na borda afiada do concreto. A junta de expansão nunca deve se estender acima do topo da calçada.

Espaçamento

Ao considerar o comprimento total do sua calçada, as juntas de expansão devem ser colocadas a cada 6 a 15 metros; mas, de acordo com a revista Concrete Construction, as juntas de expansão não são necessárias se juntas de contração são colocados a cada 1,5 ms ao longo da calçada. Estas últimas são linhas serradas no concreto, com cerca de 2,5 cm de profundidade em toda a largura da calçada. Se a sua calçada é comprida, você precisará usar juntas de dilatação com juntas de contração para evitar qualquer deformação ou rachaduras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...