Klebsiella pneumoniae e infecções do trato urinário

Escrito por marie bell | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
Klebsiella pneumoniae e infecções do trato urinário

Klebsiella pneumoniae pode causar infecções do trato urinário

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria responsável por causar pneumonia, septicemia e infecção do trato urinário (ITU). O organismo reside no trato respiratório superior e no trato gastrointestinal de indivíduos saudáveis. Ela provoca infecção do trato urinário quando é introduzida na região, por dispersão de matéria fecal contendo o organismo.

Outras pessoas estão lendo

Epidemiologia

Infecções por Klebsiella pneumoniae são mais comuns entre aqueles que estão predispostos à bactéria, incluindo os idosos, as pessoas com doença respiratórias crônica, diabéticos e alcoólatras. Pacientes hospitalizados com uso de cateter urinário possuem maior risco de desenvolver uma ITU.

Sintomas

Os sintomas típicos da infecção urinária são: dor ao urinar, aumento da frequência urinária, sangue visível na urina, urina turva e fétida, dor nos flancos, febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Diagnóstico

A Klebsiella pneumoniae pode ser identificada como a causa específica de ITU, através do teste de Gram e urocultura. Esses procedimentos são realizados por um laboratório clínico, após a coleta de uma amostra de urina.

Tratamento

A Klebsiella pneumoniae pode ser resistente a vários antibióticos. Assim, o tratamento deve ser ajustado de acordo com a sensibilidade específica dos organismos isolados aos antibióticos, e o progresso do tratamento deve ser acompanhado regularmente.

Prevenção

Infecções do trato urinário causadas por Klebsiella pneumoniae podem ser prevenidas através da remoção de cateteres permanentes assim que eles já não são necessários e da redução da exposição a organismos infecciosos naqueles que estão predispostos à infecção.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media