Saúde

O que é Klebsiella?

Escrito por kay phillips | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
O que é Klebsiella?

Aprenda o que é Klebsiella e seus efeitos na sua saúde

cough lozengers image by Cindy Haggerty from Fotolia.com

A Klebsiella pneumoniae pode causar várias infecções que podem ser fatais. A pneumonia resistente a medicamentos, infecções nasais crônicas, infecções do trato urinário, bronquite e até mesmo gangrena são algumas das infecções que essa bactéria pode causar em pessoas susceptíveis. As infecções podem se espalhar rapidamente e são adquirida na maioria das vezes em hospitais, enquanto as pessoas estão sendo tratadas para outras doenças ou se recuperando de uma cirurgia. As fontes principais de Klebsiella são as mãos dos funcionários do hospital e o trato gastrointestinal dos pacientes.

Propriedades

Nomeada devido ao bacteriologista alemão Edwin Klebs (1843-1913), a Klebsiella é uma bactéria em bastão que vive na boca, na pele e no trato gastrointestinal de humanos e animais. É da família de bactérias chamadas Enterobacteriaceae. Essas são uma parte normal do nosso trato digestivo e não nos causam danos quando restritas a esse sistema. Entretanto, quando a Klebsiella vai parar nos pulmões ou outros tecidos, infecções sérias podem ser causadas. Crianças e pessoas com o sistema imune comprometido são particularmente vulneráveis.

Tipos

A Klebsiella também ocorre naturalmente no solo. Essas cepas de Klebsiella são benéficas porque realizam a fixação do nitrogênio, um processo essencial para completar o ciclo do nitrogênio. A Klebsiella pneumoniae também realiza a fixação do nitrogênio como os organismos livres do solo. A maioria das infecções humanas são causadas por Klebsiella pneumoniae e pela Klebsiella oxytoca.

Perigos

A infecção por Klebsiella mais comum é a pneumonia, que tem uma taxa de mortalidade, mesmo com tratamento antimicrobiano, de 50%. Os sintomas da pneumonia por Klebsiella são parecidos com os de uma gripe, febre, calafrios e tosse com um muco espesso tingido com sangue. A Klebsiella ataca o tecido dos pulmões e pode envolver o tecido com pus, formando um tecido cicatricial. Isso é muito grave e pode exigir uma cirurgia para a sua correção. A Klebsiella também infecta o trato urinário e pode entrar no corpo através de feridas. A Klebsiella é uma causa principal de infecções no trato urinário em idosos, ficando atrás apenas da E. coli.

Fatores de risco

O contato com material fecal é uma fonte significante de infecção. Pacientes hospitalizados com instrumentos invasivos, como tubos de alimentação, cateteres, cateteres centrais e pessoas que estão com um estado de saúde ruim estão em risco particular de contrair uma infecção por Klebsiella. Aqueles que são alcoólatras, que têm doenças pulmonares ou diabetes também estão em risco. Um infecção por Klebsiella geralmente exige dois antibióticos poderosos, já que a bactéria é resistente à Penicilina e a muitas outras drogas devido ao uso excessivo de antibióticos de largo espectro em hospitais.

Prevenção / Solução

A Klebsiella é principalmente uma infecção nosocomial, que são aquelas adquiridas em hospitais. Se uma infecção aparecer depois de 48 horas da internação ou após 30 dias da alta, é considerada nosocomial. A lavagem cuidadosa das mãos pela equipe médica antes e depois de tratar cada paciente é um jeito efetivo de evitar infecções nosocomiais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media