Por que o lábio inferior do meu gato está inchado?

Escrito por jennifer gittins | Traduzido por carina martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o lábio inferior do meu gato está inchado?
Um inchaço no focinho de seu gato pode ter causas diversas (cat . image by royaroir from Fotolia.com)

Há muitas razões para o lábio inferior de um gato inchar. Em alguns casos, pode ser algo simples como uma alergia alimentar, mas, em outros casos, pode ser algo mais sério, como um tumor cancerígeno. É sempre importante que seu gato seja examinado por um veterinário para determinar a causa real do inchaço. Isso pode ser vital para prevenir infecções ou condições mais sérias.

Outras pessoas estão lendo

Outros animais

Se você tem outros animais de estimação, como vários gatos ou cachorros, ou mesmo um único gato ou cachorro, é possível que, durante uma briga, seu gato tenha sido ferido. Se você frequentemente precisa deixar seu animais juntos, seu gato pode ser machucado no focinho com um arranhão, mordida ou até uma pancada no chão. É melhor manter os animais separados, caso eles tenham o hábito de brigar, mesmo que seja apenas de brincadeira.

Alergias

Não é raro que gatos tenham alergias. Os alérgenos que podem afetar seu gato são os mesmos que podem afetar você e sua família. Entre os alérgenos comuns estão pólen, vários tipos de bolor e alimentos. (Referência 1)

Alergias alimentares são uma causa comum do inchaço do lábio inferior do gato. Neste caso, você deve ver resultados se, aos poucos, fizer a transição da dieta de seu gato para uma de qualidade mais alta. Procure alimentos que sejam holísticos e evite produtos de trigo ou milho, já que esses são alérgenos comuns para gatos. (Referência 1)

Acne

Pode parecer estranho, mas gatos podem desenvolver acne. O mais comum é que a acne apareça no queixo do gato. Ele pode desenvolver espinhas, cravos e até pequenos inchaços que podem ou não ter pus. Esses casos podem ser administrados com medicamentos e a ajuda de seu veterinário. Em quadros de acne severa, pode haver inchaço do lábio inferior. (Referência 2)

Complexo Granuloma Eosinofílico

Há três formas do Complexo Granuloma Eosinofílico: granuloma, placa e úlceras. A placa pode ocorrer na garganta e em outras partes do corpo. Arranhões excessivos na área irritada podem causar inchaço no lábio inferior e na face. (Recurso 1)

A úlcera, também chamada de úlcera indolente ou de roedor, geralmente aparece no lábio superior, mas pode acontecer no inferior. Essas úlceras podem ser cancerígenas e causar inchaço leve ou grave, dor e fazer seu gato parar de comer, perder peso e mais. É importante procurar um veterinário se você vir ou sentir lesões ou caroços no focinho de seu gato. (Recurso 1)

O granuloma eosinofílico resulta diretamente em inchaço dos lábios ou do queixo. No entanto, o granuloma pode também ocorrer nas coxas, outras áreas da face ou até na língua. (Recurso 1)

As três formas podem acontecer individualmente por uma variedade de razões, como alergias ou câncer. No entanto, não é incomum que as três formas se apresentem no gato. Seu veterinário examinará seu gato e possivelmente fará exames para determinar as causas da condição, para dar a você e a seu gato a melhor solução. (Recurso 1)

Câncer

Em casos raros, seu gato pode ter algum tipo de câncer de boca. O inchaço pode ser causado por tumores na boca ou no lábio inferior. Sintomas adicionais de câncer bucal em gatos incluem caroços dentro e em volta da boca, assim como sangramento, perda de peso, mau hálito e baba, em pouca quantidade ou intensa. (Referência 3)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível