×
Loading ...

Como fazer um labirinto em papel

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os labirintos encantam as pessoas há muito tempo. Desenhar um no papel é bem simples -- ou, pelo menos, é fácil fazer um labirinto simples. Você pode fazê-lo ficar extremamente complexo rapidamente, pois basta fazer alguns caminhos extras em alguns pontos. Antes que você mesmo perceba, seus labirintos mais novos e mais complexos feitos à mão deixarão seus amigos perplexos.

Instruções

Os labirintos não são só divertidos de completar, mas também de fazer (maze image by Raimundas from Fotolia.com)
  1. Desenhe um retângulo grande em um pedaço de papel, a lápis. As linhas podem ser retas, ou curvas e ásperas, dependendo do estilo de arte desejado para seu labirinto.

    Loading...
  2. Escolha um ponto para ser a entrada e outro para ser a saída. Apague pequenos segmentos do retângulo, e marque qual ponto é qual.

  3. Comece a desenhar caminhos. Desenhe uma linha paralela a um dos lados, saindo da entrada. Se quiser fazer um labirinto mais complicado, faça dois ou mais caminhos saindo da entrada. Assegure-se de que a linha esteja longe o suficiente do retângulo (pelo menos 0,3 cm) para que seja claramente vista como um pedaço do labirinto. Você pode fazer o caminho ser tão largo ou estreito quanto queira, mas assegure-se de que tenha espaço suficiente para fazer caminhos falsos.

  4. Faça pontos a partir dos quais você criará subcaminhos. Ao fazer as paredes, deixe buracos da mesma largura do caminho, ou apague-os posteriormente. Comece a desenhar as linhas desses caminhos.

  5. Vá em direção à saída, desenhando mais caminhos e subcaminhos. Você criará, eventualmente, uma série de caminhos sem saída, e um caminho principal até o final do labirinto -- que é, claro, a solução. Você também deve ter uma quantidade considerável de espaço vazio sobrando.

  6. Encha o espaço vazio com mais caminhos sem saída. Aproveite as junções para fazer ainda mais caminhos alternativos. As junções mais comuns são em T, enquanto outras são em U (com dois caminhos saindo do U, e um entrando em sua parte central) e em H, em que um caminho se forma e percorre uma pequena distância de forma paralela.

  7. Repita até que encha completamente o labirinto. Se fizer modificações no caminho correto, assegure-se de que tenham sido apagadas claramente.

  8. Use uma caneta para riscar sobre as linhas de lápis.

  9. Apague todas as linhas do papel, deixando apenas as marcadas com a caneta. Assim, seu labirinto terá um visual limpo e de bom acabamento.

Loading...

Dicas

  • Assegure-se de fazer cópias do seu labirinto antes de entregá-lo para seus amigos. Você pode adicionar mais complexidade, se dividir o retângulo inicial em seções menores antes de começar a fazer caminhos.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Régua (opcional)
  • Borracha
  • Caneta

Referências

Loading ...
Loading ...