on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que labirintos desenvolvem habilidades matemáticas na pré-escola?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os labirintos são atividades envolventes frequentemente usadas para promover o desenvolvimento da coordenação motora fina. Eles são jogos antigos, em que é preciso encontrar a rota do início ao final. Alguns inclusive foram criados para caminhadas em belos jardins. O conceito atualmente inclui muitas atividades que podem inspirar alunos de pré-escola a resolver e praticar suas habilidades matemáticas.

Os labirintos são construções fascinantes e intrigantes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Labirintos

Os jogos de labirinto são um quebra-cabeça em que é preciso escolher o caminho adequado e evitar as passagens falsas e os becos sem saída. O termo labirinto se refere a um jogo com um só caminho. Tradicionalmente, eles eram construções caóticas e confusas onde as pessoas se perdiam. É possível sair do labirinto refazendo seu percurso.

Loading...

Aprender a contar

Conhecer os números faz parte do currículo pré-escolar, e os alunos devem saber contar. Os labirintos podem ser usados para inspirá-los a isso. Os jogos tradicionais são muitas vezes alterados, e um aluno pode traçar uma linha do início ao fim, contando até dez ou até 100. Essas atividades são uma maneira envolvente de reforçar os aprendizados. Selecione desenhos diferentes para interessar os alunos. Há muitos jogos em que as crianças precisam encontrar o caminho da casa de um peixe-dourado ou ajudar um sapo a pular em uma vitória-régia.

Solução de problemas

O objetivo da matemática pré-escolar é criar uma base resistente para a resolução de problemas. Aos dois anos, os alunos podem analisar e pensar sobre questões, e os labirintos encorajam-nos a usar essas competências. As crianças precisam encontrar o caminho através do labirinto, traçando uma linha. Elas não podem riscar as linhas pré-estabelecidas para atingir a meta. Os jogos levam a outros caminhos, ou a becos sem saída, e ensinam às crianças a planejarem e lembrarem de suas tentativas anteriores.

Geometria

As crianças da pré-escola aprendem sobre formas e formatos, manipulam e exploram padrões. Resolver quebra-cabeças de labirinto ajuda o aluno a fortalecer áreas que promovam a compreensão da geometria. Os jogos encorajam-nos a usar habilidades espaço-visuais, que nos permitam manipular figuras visuais de duas ou três dimensões. Traçar um caminho em um labirinto ajuda o aluno a guardar imagens na memória. Praticar a criação mental de imagens ajuda a compreender e, mais tarde, aprender a rotacionar objetos tridimensionais. Muitas questões geométricas ficam mais fáceis de se resolver com tal habilidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...