Como fazer uma laço de tecido para enfeitar um vestido

Escrito por jessica westover | Traduzido por mariana munhoz
Como fazer uma laço de tecido para enfeitar um vestido
Faça laços para seus vestidos usando tule, chiffon, cetim ou seda (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Um laço de tecido pode dar textura e melhorar o apelo visual de um vestido, transformando uma peça simples e sem graça e um vestido estiloso e enfeitado. Na hora de fazer um laço que será aplicado em um vestido, escolha um tecido com cores e designs que combinem com, ou complementem, o material do vestido. Tecidos como tule, chiffon, cetim e seda podem ser usados para se fazer uma laço. Criar um laço de tecido é um processo simples, mas envolve vários passos e cuidados com detalhes.

Instruções

  1. 1

    Decida o tamanho que você quer que o seu laço tenha. Para determinar o comprimento do tecido necessário, dobre o valor da largura do laço e adicione 1,25 cm para a bainha. Para determinar a largura do tecido, dobre a profundidade do laço e adicione 6 mm para a bainha.

  2. 2

    Corte uma tira de tecido nas medidas encontradas depois do cálculo acima. Use uma tesoura bem afiada, para minimizar desfiamento das bordas cortadas.

  3. 3

    Dobre o tecido ao meio, no sentido do comprimento, com os lados decorados se encostando. Alinhe as bordas e prenda as duas partes do tecido juntas com alfinetes.

  4. 4

    Usando uma máquina de costura e linha que combine com o tecido, faça uma bainha de 6 mm na tira de tecido dobrada, ao longo de uma das laterais menores e de todo o comprimento onde as bordas se encontram. Vá removendo os alfinetes conforme você costura, antes da máquina alcançá-los. Deise a segunda lateral menor aberta. Apare qualquer ponta de linha solta.

  5. 5

    Use a abertura para desvirar o tecido. Use um alfinete para puxar os cantos, para que fiquem quadrados. Dobre as bordas da abertura 6 mm para dentro. Use linha e agulha para costurar as duas bordas juntas e fechar a abertura.

  6. 6

    Passe o tecido à ferro para tirar qualquer marca. Coloque a tira de tecido sobre uma superfície plana e dobre as duas pontas até que elas se encontrar no meio. Prenda cada uma das pontas no lugar com um alfinete.

  7. 7

    Alinha as duas pontas de tecido, a 6 mm das bordas presas com alfinete. Puxe a linha da costura alinhavada para franzir o tecido e criar o centro plissado do laço. Amarre as linhas com um nó, para firmar o tecido franzido, e apare as pontas.

  8. 8

    Corte uma tira de 5,8 cm x 11,4 cm do mesmo tecido do laço. Dobre o tecido ao meio, no sentido do comprimento e com os lados decorados se encostando. Faça uma bainha de 6 mm ao longo do comprimento da tira, deixando as duas pontas abertas. Desvire o tudo de tecido, para que o lado decorado fique para fora, e dobre 6 mm de cada uma das pontas para dentro. Passe o tubo de tecido à ferro, para marcar as pontas dobradas e alisar qualquer marca.

  9. 9

    Decida se você quer que seu laço tenha pontas pendurada e qual comprimento você quer que eles tenham. Dobre o comprimento desejado para as pontas e adicione 8,2 cm. Desses 8,2 cm, 7,6 cm são para o centro do laço e os 6 mm são para a bainha. Para a largura das pontas, dobre a medida desejada e adicione 1,25 cm para a bainha. Corte uma tira de tecido nessas dimensões.

  10. 10

    Dobre a tira de tecido para as pontas ao meio, no sentido do comprimento e com os lados decorados se encostando. Costure uma bainha de 6 mm ao longo de uma das laterais menores e do comprimento da tira. Apare fios soltos e desvire a tira de tecido, deixando o lado decorado para fora. Dobre as bordas da abertura 6 mm para dentro e costura à mão. Passe a tira de tecido com o ferro.

  11. 11

    Coloque a tira de tecido para as pontas deitada em uma superfície plana. Coloque o laço em cima da tira, deixando o lado da frente para cima para que a costure dele fique encostando na tira das pontas. Posicione o laço bem no meio da tira. Coloque a menor tira de tecido por cima do centro do laço, na vertical. Enrole as pontas da tira menor ao redor do laço e da tira das pontas, para que elas se encontrem na parte de trás. Puxe bem as pontas, para que uma fique por cima da outra.

  12. 12

    Costura as pontas da tirinha menor à mão, usando ponto reto, para ela fique presa ao redor do laço. Vire o laço e levemente puxe os dois lados da tira das pontas para baixo. Abra os lados do laço, para deixar ele com o formato desejado.

O que você precisa?

  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Agulha
  • Ferro de passar roupas

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível