×
Loading ...

Como fazer um laço de tecido vintage

Atualizado em 19 julho, 2017

A construção de laços de tecido é melhor realizada com tecidos naturais, como algodão e lã, o que faz deles um grande pequeno projeto para usar seus tecidos vintage. O padrão pode ser modificado para fazer laços grandes ou pequenos, e eles podem ser utilizados de muitas maneiras diferentes. Por exemplo: anexe-os a uma tiara para fazer um adorável acessório de cabelo inspirado em Lolita, ou pregue-os em seu vestido favorito para um toque de capricho.

Instruções

Um exemplo de um laço de tecido finalizado (christmas bow image by Alison Bowden from Fotolia.com)

    Cortando e costurando com a máquina

  1. Corte dois retângulos de 13 x 18 cm e um retângulo de 8 x 15 cm (para um laço pequeno). Os retângulos maiores serão o corpo do laço e o retângulo menor servirá como uma amarra.

    Loading...
  2. Costure os retângulos grandes um no outro, com os lados errados para fora, a aproximadamente 1 cm da borda. Deixe um vão de 5 cm no meio de um dos lados maiores.

  3. Dobre o pedaço menor de tecido na metade ao longo da borda maior, com os lados errados para fora. Costure a aproximadamente 1 cm da borda.

    Recortando, pressionando e costurando à mão

  1. Recorte em volta de todo o corpo do laço (exceto na borda do vão) e em torno da costura da amarra com uma tesoura de picotar ou outra tesoura.

  2. Vire o corpo do laço do avesso. Usando um lápis ou outro objeto pontudo (mas não afiado), empurre as bordas para dentro. Pressione o corpo do laço com um ferro de passar.

  3. Vire a amarra do avesso e role a costura pra a parte inferior do centro. Passe a ferro.

  4. Dobre o corpo do laço em sanfona e aperte-o no centro para segurá-lo na forma. Costure as dobras à mão, passando a agulha e a linha pelo centro, prendendo-as.

  5. Enrole a amarra em volta do centro, com as costuras viradas para baixo para escondê-las. Costure-a nesse lugar à mão.

Loading...

O que você precisa

  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Tecido (1/2 metro deve ser suficiente para a maioria dos laços)
  • Barbante
  • Agulha e linha
  • Régua
  • Lápis ou outro objeto pontudo
  • Tesoura de picote (opcional)
  • Ferro

Referências

Loading ...
Loading ...