Mais
×

Lagarta da cabeça vermelha

Atualizado em 21 novembro, 2016

A datana major [espécie de lagarta de corpo preto e cabeça vermelha] é uma praga que frequentemente ataca azaleias. Essas flores são a espécie preferida, mas a lagarta também se alimenta de mirtilo, carvalho vermelho, andrômeda e macieira. Elas causam grandes danos estéticos para as azaleias no sudeste dos Estados Unidos durante agosto e setembro. Admiradores dessas flores utilizam métodos de controle químico e mecânico.

A datana major [espécie de lagarta de corpo preto e cabeça vermelha] (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Identificação

Os membros adultos das principais espécies de lagartas datana major são mariposas de asas marrom claro com 4 cm de envergadura. As larvas possuem cerca de 1 cm de comprimento e têm as cabeças pretas, corpos amarelos e listras vermelhas. Elas crescem até 5 cm de comprimento. Lagartas maduras têm cabeças, patas e duas regiões terminais na cor vermelha. Seus corpos são predominantemente pretos, mas elas possuem pintas amarelas ou brancas, quebradas longitudinalmente por listras com numerosas cerdas. Elas levantam a sua frente e outras partes no ar quando são perturbadas.

Elas levantam a sua frente e outras partes no ar quando são perturbadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Vida útil

As mariposas datana major adultas podem colocar grupos de 80 a 100 ovos na parte inferior das folhas de azaleia na primavera. As jovens lagartas alimentam-se em grupos. Elas passam o inverno em um estágio de pupa e reaparecem quando o clima fica mais quente. As adultas voam entre junho e agosto, enquanto as larvas aparecem entre julho e outubro. Elas só produzem uma geração a cada ano na maioria das áreas, mas algumas podem produzir duas gerações, dependendo do ambiente.

As adultas voam entre junho e agosto, enquanto as larvas aparecem entre julho e outubro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Efeitos

Jovens lagartas de cabeça vermelha alimentam-se do tecido mole entre as nervuras da azaleia, deixando as folhas com marcas de corte, semelhante a furos ou a aparência esquelética. Larvas mais velhas comem as folhas inteiras. Os insetos preferem azaleias híbridas do sul em particular, mas atacam a maioria das plantas. Eles não costumam matar azaleias, mas o crescimento deles faz com que as plantas sejam severamente desfolhadas. De acordo com a Universidade Estadual da Carolina do Norte, as lagartas podem consumir grande parte da planta antes que sejam detectadas.

Métodos de controle

Lagartas são inofensivas aos seres humanos. Retire as pragas com a mão ou faça a poda nos galhos ou folhas afetadas. Pulverize as lagartas adultas com pesticidas químicos, como carbamato ou piretróide Um spray bactericida de bacillus thuringiensis infecta e mata lagartas menores que 2 cm de comprimento. Removendo as lagartas ou aplicando um controle químico adequado, logo que detectadas, impede-as de causar mais danos.

Lagartas adultas são vulneráveis aos pesticidas (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article