Mais
×

Como fazer um lagarto de papel

Atualizado em 20 julho, 2017

A arte em papel originou-se no Japão há mais de mil anos. Hoje, a arte em papel pode ser um meio tão simples ou complexo quanto qualquer arte ou ofício. Ela é uma ótima atividade para um grupo de crianças incansáveis em um dia chuvoso, para aqueles interessados em aprender sobre o papel como um meio de arte, ou uma atividade de sala de aula de artes e ofícios. Fazer um lagarto de papel requer pouca habilidade, mas desperta a imaginação.

Instruções

A arte em papel é uma divertida atividade para dias chuvosos (paper samples for business cards image by Adam Radosavljevic from Fotolia.com)

    O corpo do lagarto

  1. Dobre ao meio um pedaço de papel de construção de 30 cm x 45 cm, longitudinalmente, criando um retângulo de 15 cm x 45 cm.

  2. Abra o papel, dobre então cada lado do interior para que se encontrem com a dobra no centro.

  3. Abra o papel de modo que você possa ver as três linhas dobradas. Agora redobre o papel no meio de modo que ele seja dobrado ao meio outra vez.

  4. Usando as duas dobras exteriores como orientação, corte a franja cerca de 1,5 cm de distância ao longo da borda dobrada. Cada corte deve passar ligeiramente a linha dobrada na direção em que se está cortando. Isto faz o lagarto finalizado dobrar-se e mover-se.

  5. Pegue as duas bordas do papel que não tenha sido cortado e junte-as ao centro para que assim formem um tubo. Cole as bordas juntas. A franja vai estar no alto do tubo, sendo assim as costas do lagarto.

    A cauda do lagarto

  1. Pegue o outro pedaço de 30 cm x 45 cm de papel de construção e dobre-o longitudinalmente ao meio.

  2. Corte o papel dobrado diagonalmente em cada lado, criando assim uma forma triangular longa com a dobra no meio. Abra o papel que agora é triangular. Dobre cada metade para a dobra do meio, como você fez para o corpo.

  3. Abra o papel e o dobre ao meio.

  4. Faça cortes de 1,5 cm ao longo da borda dobrada como quando você criou o corpo. Certifique-se de cortar um pouco nas dobras no papel. Abra e dobre novamente para que as duas bordas sem cortes do triângulo sobreponham-se. Cole junto para criar um tubo como você fez com o corpo.

    Conectando o corpo e a cauda

  1. Corte fora o último pedaço de franja do corpo. Deixe uma pequena parte da franja para dar forma a uma aba de papel.

  2. Corte fora a última parte de franja do lado mais largo da cauda. Deixe pequeno pedaço da franja para dar forma a uma aba de papel.

  3. Introduza o tubo da cauda no tubo do corpo. Cole a aba da cauda dentro da aba do corpo. Devem parecer como uma parte conectada.

    A cabeça

  1. Dobre os pedaços de 22 cm x 30 cm de papel ao meio. Corte uma cabeça em forma de diamante ou faça-a mais arredondada.

  2. Cole a cabeça ao topo do tubo do corpo.

  3. Cole o papel de construção vermelho à ponta do interior do tubo do corpo para que ele se destaque como uma língua. Enrole a língua para ficar mais bonito.

  4. Decore com olhos, purpurina e retalhos de papel de construção. Deixe a sua imaginação ser sua guia.

O que você precisa

  • 2 pedaços de 30cm x 45cm de papel de construção colorido
  • 1 pedaço de 22cm x 30cm de papel de construção colorido
  • 1 pedaço de 2,5cm x 22 de papel de construção vermelho
  • 4 pedaços de 2,5cm x 22cm de papel de construção colorido
  • Cola
  • Tesouras
  • Papel de construção para a decoração
  • Miçangas para decoração
  • Purpurina para decoração
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article