Mais
×

Lagartos que são herbívoros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Lagartos herbívoros são animais de estimação populares, por ser mais barato providenciar refeições vegetarianas do que carne. Embora possam parecer assustadores, alguns lagartos, como a iguana verde e o lagarto das palmeiras, são herbívoros e se alimentam apenas de plantas e frutas. Porém, os humanos não devem provocar essas criaturas, porque elas têm dentes afiados, caudas e garras como seu arsenal de defesa.

Iguanas verdes são animais de estimação comuns (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Iguana verde

A iguana verde ou iguana-iguana, é um lagarto herbívoro encontrado nas florestas tropicais no sul do México, América Central e América do Sul. A dieta desse réptil consiste em frutas, amoras e folhas. Iguanas adultas podem crescer até 1,8 ou 2 metros na natureza. Apesar do seu tamanho, as iguanas verdes são ágeis para pular e podem aterrissar de alturas de 12 metros. Elas também têm dentes e caudas afiados, o que ajuda a afastar predadores. Essa espécie de iguana também pode regenerar o rabo se ele for arrancado.

Lagarto das palmeiras

Os lagartos das palmeiras pertencem ao gênero Uromastyx e vivem nas regiões desertas do Oriente Médio e norte da África. Eles podem ser identificados pelos seus rabos pontudos, que eles usam para acertar predadores em potencial. A maioria desses lagartos são herbívoros. Um dos maiores é o Egípcio, ou Uromastyx aegyptius; eles crescem até cerca de 76 cm na idade adulta. Em cativeiro, os lagartos das palmeiras podem ser alimentados com invertebrados. Existem muitas outras espécies de Uromastyx ao redor do mundo.

Iguana-listrada-de-fiji

Nativa das ilhas Fiji, a iguana-listrada-de-fiji tem pele verde com listras brancas por todo o corpo. Elas são arbóreas, o que significa que passam mais tempo nas árvores. As iguanas-listrada-de-fiji comem folhas, amoras, bananas, hibiscos, flores e mamões. Devido ao seu habitat limitado, essa iguanas são consideradas espécies em extinção. Algumas tribos nas ilhas Fiji consideram esse animal sagrado, não permitindo que seus nomes sejam mencionados na presença de mulheres. O nome científico da iguana-listrada-de-fiji é Brachylophus fasciatus.

Corucia zebrata

A corucia zebrata vive nas florestas tropicais das Ilhas Salomão, localizadas no sul do Pacífico. A dieta desses lagartos consiste em folhas de plantas locais. Incluindo suas caudas, eles crescem até cerca de 76 centímetros. Eles são um dos poucos gigantes da família Scincidae que tem uma cauda preênsil, o que permite que segurem objetos com a cauda. Apesar de serem herbívoras, as corucias zebratas têm dentes afiados para morderem predadores em potencial; eles fazem um som agudo como aviso antes de morderem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article