Laminados vs madeira maciça

Escrito por rachel frost | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Laminados vs madeira maciça
A utilização de laminados em móveis oferece opções de design não disponíveis em madeira maciça (accessoires image by Jacques PALUT from Fotolia.com)

Quando for comprar móveis - como mesas, armários e baús - você pode ter que escolher entre o laminado de madeira e a madeira maciça. Alguns tradicionalistas podem considerar os laminados menos desejáveis, mas a realidade é que ambas as opções podem ser atraentes, e cada uma tem benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Descrições

Os móveis de madeira maciça são construídos com cem por cento de madeira macia ou dura. Esses móveis não usam laminados ou compensados. A fibra da madeira será visível e, provavelmente, você sentirá que o móvel é mais pesado.

Um laminado é uma fina camada de madeira que é aplicada ao longo de um compensado, aglomerado de partículas ou de algum outro material interno mais barato. Móveis feitos com laminados podem ser muito atraentes, ao mesmo tempo em que são mais leves e mais baratos.

Benefícios dos laminados de madeira

A maioria dos móveis, hoje, utiliza uma combinação de madeira maciça e laminados. Os laminados são mais acessíveis, tornam os móveis mais leves, e permitem um tratamento de estilo único - como um projeto especial no tampo de uma mesa. Os laminados beneficiam o meio ambiente e podem dar a você a opção de usar uma madeira rara - como o jacarandá-da-baía - como parte de um projeto. Usando laminados, você pode ajudar a evitar a deformação e outros problemas que podem ocorrer a madeira maciça como as mudanças nos níveis de umidade.

Benefícios da madeira maciça

Os móveis de madeira maciça são preferidos por muitos por sua extrema durabilidade; esses móveis podem durar uma vida e podem se tornar uma herança de família. Você pode lixar, pintar ou, de outra maneira, dar um novo acabamento à madeira se estiver danificada ou se você simplesmente deseja renovar a aparência. Móveis de madeira maciça oferecem estabilidade e confiabilidade superiores. É mais provável que sejam feitos à mão e são geralmente de melhor qualidade.

Os avanços dos laminados

Os laminados existem há séculos. De fato, os mestres fabricantes de móveis do século 18 usaram técnicas de laminados para criar muitos estilos clássicos. O advento da produção em massa na segunda metade do século 19 levou à utilização de laminados como uma medida de redução de custos e muitas vezes era aplicada com uma técnica pobre. O descascamento, formação de bolhas e outros problemas com a qualidade levaram a uma opinião negativa a respeito dos laminados que muitos ainda mantêm hoje, apesar das significativas melhorias na forma como o produto é usado.

Sugestões para a escolha

A escolha dos móveis não é uma questão de laminado versus madeira maciça, mas sim de qualidade geral e construção. Qualquer móvel de madeira que você está comprando para uso prolongado deve ter pernas e suportes em madeira maciça. Olhe as gavetas, dobradiças e outros materiais para avaliar a qualidade geral. Qualquer coisa que parece ou que você sente que é frágil deve ser evitada. As gavetas com "guias" vão se manter melhor ao longo do tempo. Você não deve ver qualquer excesso de cola em nenhum lugar do móvel. Você também pode empurrar levemente as portas para avaliar a qualidade; a mobília não deve parecer fraca ou excessivamente flexível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível