×
Loading ...

Como fazer uma lâmpada caseira alimentada por fotocélula para uma feira de ciências

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma fotocélula converte a luz em eletricidade. Quando a luz incide sobre uma fotocélula, ela produz uma pequena quantidade de tensão. A tensão produzida por uma única fotocélula é muito pequena, cerca de 1/2 volt. Este valor é muito pequeno para alimentar uma carga e, portanto, um certo número de fotocélulas é ligado em série para produzir uma tensão mais elevada. Um painel solar, que consiste de um conjunto de fotocélulas, pode ser utilizado para alimentar uma carga tal como uma lâmpada. É bastante simples fazer uma lâmpada alimentada por fotocélulas para apresentar em uma feira de ciências.

Instruções

Painéis solares podem ser pequenos (solar cell research image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  1. Remova cerca de 3 cm de isolamento de cada extremidade do fio vermelho e preto de 30 cm. Isso pode ser feito usando um decapador de fios ou acendendo uma vela, segurando a ponta do fio sobre chama por alguns segundos, retirando e removendo o pedaço de isolamento usando um alicate. Não toque na ponta do fio com as mãos porque ela vai ficar bastante quente.

    Loading...
  2. Identifique os terminais positivos e negativos de 100 mA e 3V do painel solar. Você deverá ver dois fios que saem do painel. Na maioria dos casos, o fio positivo é vermelho e o fio negativo é preto, mas as cores podem variar. Confira as marcas no painel solar para identificar a polaridade correta. A polaridade negativa é o aterramento.

  3. Remova 3 cm de isolamento de cada um dos dois fios do painel solar. Empregue o método que você usou anteriormente.

  4. Ligue o fio do terminal positivo do painel solar em qualquer um dos dois terminais do resistor de 100 Ohm e 1/4-watt. Isto pode ser feito segurando lado a lado dois fios e, em seguida, torcendo o fio no terminal com os dedos ou um alicate.

  5. Conecte o outro terminal do resistor no fio vermelho de 30 cm. Faça isso colocando suas pontas lado a lado e torcendo-as com os dedos ou um alicate.

  6. Conecte a outra extremidade do fio vermelho ao terminal mais longo (positivo) de um diodo emissor de luz (LED). Use o método que você utilizou anteriormente.

    O terminal positivo de um LED é maior que o terminal negativo (red led image by Kir from Fotolia.com)
  7. Ligue o terminal mais curto do LED (negativo) no fio preto. Coloque as pontas dos fios lado a lado e torça-as com os dedos ou um alicate.

  8. Conecte a outra extremidade do fio preto em um dos dois terminais de um pequeno interruptor de botão. Já que as ligações do interruptor de botão são muito rígidas, você pode simplesmente enrolar o fio preto ao redor do terminal para formar a conexão.

  9. Ligue o outro terminal do interruptor de botão ao fio negativo (terra) do painel solar. Use o método que você utilizou anteriormente.

  10. Pressione botão do interruptor. Isso deve acender o LED. Não mantenha a luz acesa por mais do que alguns segundos, pois você pode queimar o LED. No entanto, você pode apertar o botão quantas vezes e com a frequência que quiser.

Loading...

Dicas

  • Se quiser fazer com que o projeto fique bonito, você pode usar uma protoboard para fazer todas as conexões. A maioria das protoboards tem diagramas de conexão impressos nas suas partes posteriores. Use essa guia para conectar todos os componentes.

Aviso

  • Se você usar uma vela para decapar os fios, faça-o sob a supervisão de um adulto. Além disso, nunca toque a extremidade de um fio diretamente com as mãos imediatamente após retirá-lo da chama de uma vela. Use um alicate para retirar o isolamento.
  • Nunca use os dentes para decapar fios. O plástico de isolamento não é comestível e pode causar problemas de saúde se ingerido.

O que você precisa

  • Decapador de fios ou vela e fósforo
  • Fio vermelho isolado de 30 cm
  • Fio preto fio isolado de 30 cm
  • Alicate
  • Painel solar com classificações 3 V, 100 mA
  • Resistor de 100-Ohm 1/4-watt
  • Diodo emissor de luz (LED)
  • Pequeno interruptor de botão

Referências

Loading ...
Loading ...