Porque as lâmpadas da minha casa estão piscando?

Escrito por dan ketchum | Traduzido por jesse mourao
Porque as lâmpadas da minha casa estão piscando?
Analise bem as luzes tremeluzentes para ajudar a determinar as causas potenciais (choness/iStock/Getty Images)

Luzes piscando podem indicar problemas elétricos que podem ser simples, irritantes e até perigosos. Como as luzes são alimentadas pelo sistema elétrico de sua casa, o problema pode estar nas próprias lâmpadas ou em todo o sistema. Alguns diagnósticos e soluções envolvem apertar as lâmpadas e até buscar ajuda profissional.

Coisas simples

Se uma determinada lâmpada estiver piscando, desligue-a e deixe-a esfriar, em seguida, aperte o bulbo ou troque a lâmpada por uma nova. Se você tiver uma lâmpada fluorescente compacta -- a do tipo econômica e em forma de espiral -- em um soquete conectado a um interruptor, a falha pode ocorrer porque essas lâmpadas geralmente não são compatíveis com a maioria dos tipos de instalações.

Problemas com equipamentos não compatíveis

Às vezes, ligar um aparelho grande -- normalmente um que exija 100 ampères ou mais, como um aparelho de aquecimento ou refrigeração ou uma secadora de roupas -- pode fazer as luzes piscar. Nesse caso, ligue o aparelho em uma tomada apropriada, para solucionar o problema. Se os aparelhos de aquecimento e resfriamento, ao serem ligados, estiverem fazendo as luzes piscar, entre em contato com um técnico de controle climático certificado para instalar um kit de controle de tensão, que ajuda a reduzir a quantidade de energia necessária para ligar o aparelho. Não negligencie problemas de eletricidade, pois o aumento de corrente a longo prazo pode esquentar disjuntores ou conectores e, eventualmente, incendiar a casa.

Busque ajuda

Se as luzes continuam piscando ou ficando mais fracas, mesmo após a troca as lâmpadas, pode haver alguma fiação solta. Como um único circuito pode residir em locais que vão desde a sua caixa de passagem até o interruptor de luz, e como cada circuito pode ter até 50 conexões, é necessário ter um eletricista licenciado para identificar e corrigir a falha. Se várias luzes piscam, isso pode indicar condutores elétricos soltos em seu painel elétrico principal ou medidor de base, normalmente causados ​​por desgaste normal, uma vez que eles aquecem e esfriam cada vez que são usados. Outras causas de luzes piscando que requerem atenção profissional incluem conectores com defeito, fiação corroídas ou um misto de fios de cobre e de alumínio que não foram devidamente conectados.

Outras considerações

Negligenciar problemas de fiação ou conexão pode aumentar suas chances de um incêndio em casa, causar choque elétrico e comprometer a segurança de peças, como os disjuntores. Se soluções simples não resolverem o problema, não hesite em chamar um eletricista. Problemas elétricos nas instalações externas da casa também podem produzir luzes piscando. Se a fiação que conecta a rede elétrica da sua casa ao transformador de energia for muito pequena, por exemplo, as luzes podem piscar. Contate a companhia elétrica para investigar a situação e resolver este problema.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível