×
Loading ...

Por que as lâmpadas da minha casa queimam com tanta frequência?

Atualizado em 23 março, 2017

Com o enorme número de luzes nos lares atuais, parece que toda vez que se olha para o lado, queima-se uma lâmpada. A maior parte das lâmpadas que as pessoas usam em casa queimam com relativa rapidez; no entanto, não é sempre falha desses objetos. Há muitas razões pelas quais uma lâmpada pode queimar, bem como diversas maneiras de fazer com que ela dure mais tempo.

Atente aos passos que você deve dar para estender a vida útil de suas lâmpadas (bulb image by AGphotographer from Fotolia.com)

Incandescentes padrão

Uma das principais razões pelas quais as lâmpadas queimam tão rapidamente é que elas são normalmente incandescentes tradicionais. Mais de 85% da iluminação artificial no mundo é constituída de lâmpadas incandescentes. A mesma versão que usamos hoje — com o filamento de tungstênio — foi inventada em 1879 por Thomas Edison. Elas permanecem quase inalteradas e ainda têm vida útil de apenas 750-2500 horas — um período de tempo relativamente curto, ainda mais com uso regular das lâmpadas em residências.

Loading...

Lâmpadas fluorescentes

A maioria das pessoas usa iluminação fluorescente como alternativa à incandescente porque ela dura entre dez e 25 vezes mais e é muito mais eficiente no consumo de energia. Se suas lâmpadas fluorescentes estão queimando antes do previsto, pode ser por causa de problemas mecânicos no lastro, que serve para regular o fluxo de corrente elétrica.

Uso noturno

A principal razão pela qual lâmpadas queimam é seu uso regular e consistente durante a noite. Como a maior parte das lâmpadas incandescentes têm vida útil de cerca de 1000 horas e é usada por diversas horas durante a noite, é habitual que elas queimem após apenas alguns meses.

Uso diurno

Outra razão muito comum para a queima acelerada de lâmpadas é seu uso acidental. Não apenas o uso acidental durante o dia causa alta na conta de luz, mas também encurta tremendamente a vida útil das lâmpadas.

Alternativas

Dependendo da quantidade de tempo pela qual você usa as lâmpadas, há diversas opções disponíveis para evitar que elas queimem tão depressa. As lâmpadas incandescentes padrão podem ser substituídas por incandescentes de longa duração, que têm filamentos de tungstênio mais espessos. Se estas ainda queimarem muito rápido, podem ser substituídas por lâmpadas de halogênio, que usam um revestimento químico para reciclar o calor, ou por lâmpadas fluorescentes compactas, que não utilizam o filamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...