Lamparinas a óleo e a querosene

Escrito por jason sandahl | Traduzido por deivid assis
Lamparinas a óleo e a querosene
Lamparina a óleo

Lamparinas e lanternas que utilizam combustíveis podem ser usadas para várias razões. Uma lamparina de bom gosto pode mudar o ambiente de sua casa para um jantar, ou pode ser extremamente útil para um acampamento. Querosene e óleo são as duas opções mais comuns de combustíveis, mas antes de comprar, você deve primeiramente saber as vantagens e desvantagens de cada um.

Querosene vermelha

Existem dois tipos de querosene, a K-1 e a querosene vermelha. A vermelha é um pouco mais barata que a outra e é tingida de vermelho para efeitos fiscais. Geralmente é utilizada em tratores ou geradores, e também queima mais rapidamente que a K-1, por isso deve ser reposta com maior frequência. Sua queima é prejudicial à saúde por causa dos subprodutos dos corantes.

Querosene K-1

A querosene K-1 é uma escolha popular de combustível, pois está facilmente disponível e geralmente é muito barata. Pode-se comprá-la em recipientes pré-embalados. Contém enxofre e outras impurezas que tornam o cheiro desagradável quando está em combustão. Se queimá-la em um ambiente externo, poderá não notar o cheiro, ou terá menor intensidade do que seria em ambientes fechados.

Óleo de lamparina

O óleo de lamparina pertence à mesma família do querosene, mas foi purificado para tornar a queima mais limpa. A queima de óleo para lamparina produz menos poluentes que a queima da querosene e ele não produz os odores desagradáveis, podendo ser comprado em uma variedade de aromas. Pode ser comprado em muitos supermercados, mas é mais caro que o outro combustível e o brilho de sua chama possui menor intensidade.

Alternativas

Existem alternativas para o uso de óleo ou de querosene. Uma delas é o uso de velas convencionais, que são relativamente baratas, embora possam não queimar tão intensamente quanto a lamparina e podem não durar tanto tempo. Outra alternativa é usar uma lanterna que funciona a bateria e que pode ser comprada em qualquer loja de artigos esportivos ou de acampamento. Com esse equipamento, ainda há uma menor chance de acidentes com fogo.

Conclusões

O uso de querosene pode ser mais barato que o de óleo de lamparina, mas o óleo queima de forma mais limpa e não cria um odor desagradável. Se estiver escolhendo um combustível para usar ao ar livre, a querosene pode ser uma escolha melhor, enquanto que no interior, o óleo seria a melhor opção. Outras opções são velas ou lanternas que funcionam com bateria.