O que é um lançamento de livro?

Escrito por susan breen | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um lançamento de livro?
Lançamentos de livros atraem novos leitores para novos livros (international book fair - torino 2007 - fiera del libro 2007 xxa image by Max Ferrero from Fotolia.com)

Autores sonham com o lançamento de seu livro. Oficialmente, um "lançamento de livro" é o dia em que a editora termina seu trabalho editorial sobre o manuscrito do autor e manda-o para a produção e os departamentos de marketing. Mas, para a maioria dos autores e leitores, significa a data em que a obra, há muito esperada, chega às livrarias. O termo também se refere à festa que, muitas vezes, acompanha a nova produção. A celebração pode ser íntima entre o autor e sua família, mas alguns lançamentos chamam muita atenção.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Lançamentos de livros são uma forma de obter entusiasmo e vendas para um novo livro. A data em que o livro chega às lojas, na verdade, é o ápice de meses ou anos de esforço. Primeiro, o autor escreve o manuscrito. Em seguida, uma editora compra-o e um editor edita o livro. O departamento de produção desenha-o, os departamentos de marketing e publicidade tentam criar rumores e o departamento de vendas vende para livrarias e redes de varejo. As cópias são enviadas aos revisores, que podem rever o livro antes que ele seja vendido. No momento em que a obra aparece nas prateleiras, quase todo o trabalho importante já foi feito.

Características

Lançamentos de livros podem ser nacionais ou restritos a algumas livrarias independentes. Cadeias nacionais decidem quais livros irão estocar, assim não precisarão encomendar cada livro publicado. A posição dos livros também é pré-determinada. Quando um novo livro é apresentado em uma janela da frente, em uma mesa de exposição ou ao lado da caixa registradora, é porque a editora decidiu gastar dinheiro extra na comercialização desse livro. O tratamento especial é também conhecido como "marketing co-op", porque ele só funciona se a livraria coopera e concorda que o livro é digno de colocação prime. A maioria dos novos livros são guardados anonimamente em prateleiras.

Tipos

Alguns lançamentos de livro têm temas. Jacqueline Jager Houtman escreveu um livro infantil sobre "A Reinvenção de Thomas Edison''. No lançamento, serviu bolinhos na forma de uma tabela periódica. Bolinhos representando gases nobres eram sabor limão. Outro recurso é uma celebridade lançar o livro, que pode ser uma boa maneira de aumentar a cobertura da imprensa. Quando o estilista Olivier Theyskens lançou seu livro, muitos fashionistas compareceram, incluído a famosa editora Anna Wintour.

Localização

O local do lançamento deve ressaltar o tema do livro. Por exemplo, quando Portland publicou Histórias de Oregon, uma coleção de histórias e poemas sobre Oregon, realizou o lançamento do livro no Oregon Historical Society Museum (Museu Histórico e Social de Oregon). Quando o britânico Wildlife Trust realizou o lançamento de um livro sobre natureza, realizou o lançamento às cinco horas, em um parque, para que os visitantes pudessem ouvir cantos de pássaros.

Período

O lançamento passa muito rapidamente. Semanas depois que o livro vai para impressão, ele pode muito bem estar fora das prateleiras e voltar para a editora. Segundo os autores Arielle Eckstut e David Sterry em "Coloque sua paixão para Imprimir", livrarias têm o direito de devolver todos os livros que compraram. Assim, uma livraria pode pagar por dez cópias de um livro, mas se não vendê-los rapidamente, tem o direito de devolver todos os livros e receber o dinheiro de volta. A editora, frente a uma série de retornos, pode decidir vender o restante do livro com um grande desconto.

Considerações

As editoras podem pagar por uma festa de lançamento para os autores de best-sellers ou autores estreantes com um livro promissor, mas, a maioria dos autores, pagam a festa e tomar as providências para aparecer nas livrarias. O lançamento do livro também pode lançar uma turnê do livro, em que o autor viaja de cidade em cidade para promovê-lo. Tours "virtuais" de livros estão se tornando populares, no qual um autor visita uma série de blogs, é entrevistado e tem seu livro resenhado.

Equívocos

Alguns autores julgam o dia do lançamento desanimador. Depois de toda a expectativa, o livro chega e ninguém percebe. A autora de best-seller Anne Lamott escreve que no dia em lançou um de seus livros, ninguém a ligou, exceto um amigo que também tinha um livro lançado naquele dia. Ela descreve o telefonema como "silencioso como a morte com a cabeça fria." Ainda assim, poucos autores desistem da emoção do dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível