Lanches e aperitivos para comer de madrugada

Escrito por alice cuninghame | Traduzido por elisa lacerda de freitas
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Lanches e aperitivos para comer de madrugada
Comer tarde da noite pode ajudar ou prejudicar o sono (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Comer tarde da noite pode causar problemas para dormir se você escolher os alimentos errados. Dependendo de onde estiver e se estiver seguindo um plano de dieta especial, suas opções para os lanches de madrugada podem ser limitadas, mas estar ciente dos tipos de alimentos que promovem o sono pode ajudá-lo a fazer as escolhas certas.

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Lanches e aperitivos de baixas calorias

Se estiver seguindo uma dieta de baixo teor calórico, escolha um lanche saudável quando for comer tarde da noite. Quando estiver cansado e com fome, é fácil deixar a dieta de lado, mas há diversos alimentos saudáveis ​​que são fáceis de preparar e que satisfarão o apetite. Uma pequena tigela de leite com cereal de baixos teores de gordura e açúcar é saudável e fácil de preparar. Um pedaço de fruta ou legume (como uma maçã ou uma cenoura) é nutritivo e possui baixas calorias, além de saciar bem a fome. Para ficar mais interessante, misture pedaços de fruta com iogurte de baixo teor de gordura ou pedaços de legumes a um molho de baixo teor de gordura.

Lanches e aperitivos que ajudam você a dormir

Se tiver fome durante a madrugada por causa da insônia, coma um lanche que vai ajudá-lo a dormir. Alguns alimentos auxiliam o cérebro a produzir substâncias químicas que podem causar sono. Alimentos ricos em carboidratos ajudam a dormir, pois provocam um aumento gradual dos níveis de insulina, o que faz o cérebro produzir mais serotonina e melatonina, substâncias químicas que o ajudam a relaxar. Pão ou torradas são lanches ricos em carboidratos e fáceis de preparar, assim como as bananas. Elas são especialmente úteis para promover o sono, já que também contêm potássio e magnésio, minerais que agem como relaxantes musculares.

Lanches e aperitivos para substituir refeições

Se tiver perdido uma refeição, é preciso comer um lanche substancial que sacie a fome sem prejudicar o sono. Embora muitas pessoas adorem alimentos gordurosos quando bate a fome durante a madrugada, especialmente depois de beber álcool, isso deve ser evitado, pois esses alimentos são difíceis para o corpo digerir e podem mantê-lo acordado. Comida picante deve ser evitada pelos mesmos motivos. Experimente ingerir carboidratos, como pão integral ou aveia, que o ajudam a se sentir gradualmente mais cansado e são fáceis de digerir. Adicione pequenas quantidades de proteína (tais como presunto ou queijo) e frutas ou legumes para tornar a refeição equilibrada.

Lanches e aperitivos para quando você não estiver em casa

Se não estiver em casa e precisar de um lanche de madrugada, você talvez fique restrito a fast foods. Apesar de raramente serem saudáveis, há escolhas que podem ser feitas para garantir que seu lanche seja fácil de digerir e não prejudique o sono na hora de dormir. Evite alimentos condimentados e gordurosos, que são de difícil digestão. Escolha pizzas sem queijo e com pouco recheio, "noodles" com muitos legumes ou macarrão.

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