Mais
×

Como fazer lápides para túmulos

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer uma lápide de um túmulo requer um pouco mais do que um molde, argamassa e letras de madeira. Adicionar um toque pessoal em uma lápide é uma homenagem ao seu ente querido. A personalização é outro passo ao dizer adeus, e ajuda no processo de luto. Criar uma lápide também poderá ser uma forma de marcar o túmulo de um ancestral que nunca conheceu. O tempo e o clima corroem e corrompem as lápides, assim, ao colocarmos uma nova lápide sobre o túmulo será um sinal de respeito.

Instruções

    Preparando a argamassa

  1. Compre um saco de 40 kg de mistura para argamassa sem agregados, como pedras. Isso será o bastante para encher a moldura sem que sobre argamassa.

  2. Compre letras de madeira para artesanato para imprimir o nome na argamassa molhada. Não esqueça dos números para as datas.

  3. Construa um quadro medindo 55 cm por 40 cm feito de madeira compensada. As quinas deverão ser aparafusadas para que você possa separar o quadro depois que a argamassa assentar. Inclua um fundo se planejar mover o marcador antes de estar no local do túmulo.

  4. Espalhe folhas de plástico em uma superfície elevada, então ajuste o quadro em cima delas. Adicione vergalhões ou pedaços de fibra de vidro para a resistência se você pretende colocar a lápide na vertical sobre o túmulo.

  5. Coloque a mistura de argamassa em uma banheira de plástico, adicione a quantidade exata de água recomentada no saco. As letras para as inscrições irão encher de água e serão destruídas se a mistura estiver muito líquida; isso também comprometerá a resistência da lápide. Seu objetivo com a argamassa é como a consistência da manteiga de amendoim, não de uma sopa.

  6. Coloque, usando uma pá, a argamassa na moldura, enchendo-a até a borda. Ela não deve derramar se estiver misturada de maneira apropriada.

  7. Alise e nivele a superfície com uma peça plana de madeira por cima da construção do quadro ou use uma colher de pedreiro.

  8. Martele as bordas do quadro para estourar as bolhas de ar e deixar a argamassa assentar firmemente em todos os cantos. Alise a superfície novamente.

  9. Aperte as letras na mistura. Cubra-as com desmoldante ou molhe-as primeiro, para evitar que grudem na argamassa. Deverá levar cerca de 30 a 45 minutos, dependendo da mistura. Utilizar a água fria aumentará o tempo de secagem.

O que você precisa

  • Mistura de argamassa
  • Litros de garrafas de plástico
  • Letras de madeira
  • Colher de pedreiro
  • Banheira de plástico
  • Madeira serrada
  • Baldes de água
  • Sacos plásticos para o lixo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article