Qual é a largura mínima para uma mesa de jantar?

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por daniel tamayo
Qual é a largura mínima para uma mesa de jantar?
Uma mesa de jantar usada em ocasiões formais requer uma largura maior (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A largura mínima para sua mesa de jantar irá depender de como ela será usada e quantos convidados você pretende colocar ao seu redor. Também é importante considerar a forma ao determinar a largura. Se ela for usada principalmente para situações formais, você precisará de um espaço central maior para acomodar os pratos. Uma mesa de jantar usada diariamente pela família, como espaço de refeições ou trabalho, não precisa ser tão larga.

Dimensões do cômodo

O espaço físico alocado para a sala de jantar obviamente irá afetar as dimensões da mesa. Deve haver espaço suficiente para puxar a cadeira confortavelmente e se mover ao redor da mesa depois que os convidados estiverem sentados. Planeje pelo menos 90 cm de folga entre a borda da mesa e a parede ou mobília do cômodo. Se o espaço permitir, 112 cm é a medida ótima. Acesso para cadeira de rodas requer 140 cm. Depois que o espaço disponível for determinado, você pode escolher uma mesa que caiba.

Qual é a largura mínima para uma mesa de jantar?
Uma mesa acessível para pessoas com cadeira de rodas requer, pelo menos, 140 cm de espaço entre a borda da mesa e a parede (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Considerações de uso

Um jantar informal não requer espaço para servir pratos e acomodar as peças. A mesa pode ter 75 cm de largura e ainda ter espaço. Em média, mesas para jantares formais têm 90 cm de largura, podendo chegar a 120 cm, e ainda permitem a passagem de pratos pelo espaço. Mesas mais largas requerem que os pratos sejam passados de mão em mão ao redor. Uma mesa que também seja usada como espaço de trabalho requer espaço suficiente para livros, papéis e computador; dessa forma, uma com 90 cm ou mais deve ser o suficiente.

Espaço por convidado na mesa

Deixe que cada convidado tenha pelo menos 60 cm da superfície da mesa diretamente à sua frente. Para um jantar mais confortável, estique o espaço pessoal para 75 cm. Em mesas quadradas ou retangulares, lembre-se de adicionar 30 cm em cada ponta para acomodar os convidados nos extremos da mesa. Caso ela seja redonda, deixe 75 cm por pessoa, já que esse espaço irá se reduzir em direção ao centro. Mesas oblongas ou ovais darão mais espaço por cadeira do que uma mesa redonda, quadrada ou retangular.

Formas da mesa

Uma mesa quadrada de 1 x 1 m irá acomodar confortavelmente quatro convidados. Uma mesa redonda com diâmetro de 90 cm a 112 cm irá acomodar o mesmo número. Para mesas de forma oval ou oblonga, um jantar formal requer uma largura de 60 cm, enquanto um informal pode ter largura de 45 cm. Designers de restaurantes planejam um mínimo de 73 cm de espaço entre as mesas, e 30 cm de espaço entre as cadeiras da mesma mesa.