Mais
×

A largura padrão para tábuas de madeira serrada

Atualizado em 17 abril, 2017

As medidas são importantes quando se começa a planejar uma construção, independentemente do tipo de projeto. Geralmente, a madeira serrada é dimensionada sob um valor padrão e vendida ao consumidor em uma loja de materiais ou a um atacadista para distribuir o produto. As medidas comuns dependem do local de compra e do propósito do material.

Uma serraria é um estabelecimento que vende madeira serrada e outros materiais (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Madeira serrada

A madeira serrada é um tipo de madeira cortada e reduzida a dimensões específicas. Geralmente, a dimensão que determina o tipo de madeira é a espessura da tábua. Em alguns casos, é a largura. Existem padrões que ditam como a madeira serrada deve ser medida, e não é raro encontrar estoques do produto em serrarias. Caso você precise de uma dimensão diferente da que é oferecida, terá que encomendar os valores específicos.

Madeira serrada dimensional

As medidas dimensionais são aquelas mais conhecidas pelos consumidores. Essas tábuas são encontradas em lojas locais e costumam ser usadas em construções. A sua mensuração é feita com a espessura e a largura do objeto. Portanto, têm-se dimensões em polegadas como 2 x 4 (5 x 10 cm), 2 x 6 (5 x 15 cm), 4 x 4 (10 x 10 cm) e 1 x 2 (2,5 x 5 cm). As tábuas são cortadas antes do processo de secagem. A madeira comprada em lojas, por sua vez, tem medidas um pouco menores do que esses padrões.

Quarto

Se você for um marceneiro, pode comprar a madeira serrada diretamente da fábrica. Nesse caso, as tábuas são medidas em “quartos”. A largura e o comprimento do objeto não são considerados durante a venda, pois o consumidor está comprando um pedaço bruto de madeira cujas medidas variarão. Esse “quarto” é medido em polegadas. Portanto, se você tiver uma madeira 4 x 4 (10 x 10 cm), ela tem exatamente 1 polegada (2,5 cm). O primeiro número continua aumentando, indicando múltiplos quartos de espessura. Por exemplo, uma tábua de 8 x 4 (20 x 10 cm) tem 2 polegadas (5 cm) de espessura.

Medida “board foot”

Toda indústria tem a sua própria terminologia. Uma das medidas usadas na indústria de madeira, especialmente na América do Norte (mas ainda aplicável a outros países) é o “board foot”, algo como “pé de tábua". Essa medida é feita em um pedaço bruto de madeira e tem 12 polegadas (30 cm) de largura por 12 polegadas (30 cm) de comprimento por 1 polegada (2,5 cm) de espessura. Ela indica que o segmento de madeira tem cerca de 144 polegadas cúbicas (2.250 cm3). Isso ajuda a determinar quantas tábuas serão necessárias em um projeto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article