Mais
×

Larvas brancas nas fezes de gatos

Atualizado em 23 março, 2017

Você deve ter notado ao limpar a caixa de areia do seu gato pequenas larvas brancas misturadas com as fezes. Apesar de comum, esses vermes brancos não são normais e nem benéficos para a saúde do seu gato. Na verdade, é preciso conhecer mais sobre estes parasitas. Como acontece com qualquer condição médica que afete o animal, é importante procurar a ajuda de um veterinário assim que perceber o problema.

Conheça mais sobre os vermes brancos encontrados nas fezes dos animais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Identificação

Vermes brancos, vivos ou mortos, nas fezes do seu gato (ou salientes do ânus do animal) são lombrigas, um parasita comum. As lombrigas são muitas vezes passados ​​de mãe para filho através do leite materno, embora gatos adultos também possam ficar expostos a estas pragas, especialmente na caixa de areia. As lombrigas vivem no intestino, onde se reproduzem e põem ovos. Os ovos amadurecem e eclodem enviando larvas para a corrente sanguínea, onde se aninham nos pulmões e crescem. Quando ficam grandes o suficiente, fazem o animal tossir e ingeri-las novamente, renovando o ciclo no aparelho digestivo.

Identificação alternativa

Vermes brancos e lisos que quebram com facilidade, por vezes ficam pendurados no ânus ou fixados em pequenos segmentos no pelo, onde se parecem com grãos de arroz. As tênias são introduzidas nos animais de duas formas, através de pulgas e roedores. Os ovos de vários tipos de tênias (Dipylidium canium) são comidos por pulgas, onde eclodem em larvas. Quando seu gato se lambe, ele ingere as pulgas, liberando assim, a tênia no seu próprio intestino. As larvas da Taenia Taenia ficam no sangue da maioria dos roedores e são acordadas pelas enzimas digestivas de um gato. Depois disso, se alojam no intestino e agem como outros vermes.

Sintomas

Os sintomas são fáceis de identificar, as lombrigas estão normalmente presentes nas fezes ou vômito de um gato. Além disso, os animais com uma infestação tendem a ter diarreia; defecar em lugares incomuns (especialmente se já for treinado); e parece estar com a barriga inchada, mas ainda ter fome. As tênias são mais facilmente visualizadas quando seus segmentos se projetam para fora do animal ou estão presentes nas fezes. Ainda assim, se um gato comer mais do que o normal e continuar com o mesmo peso ou o perder, ele pode ter vermes.

Prevenção/solução

Não há nenhuma maneira de evitar que um gato (especialmente um filhote) tenha lombrigas. As tênias, no entanto, podem ser evitadas aplicando-se repelente de pulgas (pode ser uma pomada tópica ou coleira antipulgas) e impedindo que o gato coma carne de roedores. Existem diversos tratamentos para lombrigas que podem ser comprados na farmácia, mas o único tratamento eficaz para a tênia deve ser prescrito por um médico veterinário.

Aviso

No caso de infestações, é importante seguir um tratamento à risca, respeitando sua dosagem e duração. Como qualquer organismo vivo, se uma tênia ou lombriga sobreviver a primeira dose, pode ficar mais forte e tornar-se imune a essa medicação. O não cumprimento do tratamento pode resultar em má eliminação dos vermes e poderá exigir uma medicação mais forte e mais cara para conter o rebote.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article