Latência entre MIDI e USB

Escrito por matthew anderson | Traduzido por caio amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Latência entre MIDI e USB
Teclados são os mais comuns controladores MIDI usados por músicos (keyboard image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)

Gravar música em um computador é diferente de uma gravação analógica. As notas tocadas com um controlador de Interface Digital para Instrumentos Musicais (MIDI) são normalmente enviadas para o computador via USB. O computador tem que processar os dados a partir do USB para a gravação. As informações são processadas novamente e enviadas como um sinal de áudio através dos alto-falantes. Assim, o músico que está gravando pode ouvir o que ele está tocando. Este não é um processo instantâneo, o atraso entre o músico pressionando uma tecla no controlador MIDI e ouvir o som do alto-falante é conhecido como latência.

Outras pessoas estão lendo

Controlador MIDI

A latência durante a gravação de uma música é um resultado do processo de utilização de um controlador MIDI com uma interface USB. O usuário pressiona uma tecla no controlador para criar uma nota. Ele envia um sinal elétrico indicando qual uma nota foi tocada. Em controladores com sensores de velocidade, eles também gravam quanta força o músico usou na tecla. Esta pressão é usada para determinar a “velocidade” da nota, que controla o quão alta será a nota quando tocada. Ambos estes valores são enviados dos controladores MIDI para a interface USB. Os controladores não criam sons por si mesmos.

Interface USB

A interface USB é projetada essencialmente para traduzir o sinal do controlador MIDI para um que possa ser enviado para um computador através de uma porta USB. Alguns modelos possuem recursos adicionais, mas este é o objetivo principal. O papel da interface é simplesmente mover o sinal do controlador MIDI para o programa de gravação do computador.

Computador

A maior parte da latência de músicas gravadas de MIDI para USB vem do computador. O computador usa um programa de gravação para salvar as notas que o controlador toca. O programa registra a nota, a velocidade e a duração de cada tecla que o músico pressiona. Esta é armazenada para ser reproduzida depois. O computador também tem um programa para traduzir um sinal MIDI para um som audível. Ele usa este programa para tocar a nota através dos alto-falantes, assim, o músico pode ouvir o que está tocando.

Atraso do tempo de latência

O tempo de atraso pode variar significantemente dependendo da interface USB, do programa de gravação e das características e configurações do computador. Você nunca poderá remover completamente a latência da gravação de um MIDI para USB por conta da necessidade do computador de processar o sinal. Idealmente, a latência deveria ser menor que um milissegundo. Neste caso, ela é tão baixa que não é perceptível. Porém, algumas vezes a latência é tão alta que causa um atraso perceptível entre pressionar uma tecla no controlador MIDI e ouví-lo no alto-falante.

Reduzindo latência

Reduza a latência melhorando as especificações do computador usado para gravações. Mais memória RAM e poder de processamento diminui a quantidade de tempo que o computador precisa para processar o sinal MIDI para USB. Isto reduz diretamente a latência. Algumas interfaces USB causam um atraso mais notável que outras, então também use uma interface de maior qualidade para reduzir a latência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível