Lateral e fundo de violão: Madeira laminada vs Madeira sólida

Escrito por alasdair smith | Traduzido por william texeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lateral e fundo de violão: Madeira laminada vs Madeira sólida
Um corpo laminado com tampo de madeira maciça pode ser uma boa escolha (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Um violão pode proporcionar anos de serviço se você é um músico profissional ou um músico de roda de fogueira. Ao escolher um violão há algumas considerações essenciais, incluindo a possibilidade de escolher uma construção laminada ou em madeira maciça para o fundo e os lados do instrumento. Compreender a diferença entre os dois métodos de construção vai ajudá-lo a fazer uma escolha certa para você.

Outras pessoas estão lendo

Construção básica

Madeira laminada é construída a partir de várias camadas finas de madeira coladas umas às outras sob compressão. Os grãos perpendiculares das camadas alternadas criam um produto acabado de alta resistência e durabilidade. Uma construção em madeira sólida consiste de um corte em fatias finas de folheados a partir de uma única peça de madeira e tende a ser mais cara. Ambos os materiais são utilizados na construção de corpos de violões, embora porque o laminado é mais barato do que a madeira sólida, ele tornou-se mais relacionado com violões orçamentais.

Entonação

Avanços na tecnologia de produção significa que laminados de alta qualidade estão agora mais amplamente disponíveis. Apesar deste progresso, laminados ainda têm ressonância muito menos tonal do que as tradicionais madeiras tonais utilizadas na construção do violão. Laminados em geral, produzem um som mais sem vida, com má sustentação quando comparado com a madeira maciça. Madeira sólida, por outro lado tem uma ressonância rica que traz vitalidade para o som de um violão.

Escolhendo seu violão

Laminado tende a ser mais resistente e menos sensível às mudanças de temperatura e baixa umidade, que pode causar com que a madeira sólida seque e rache. Se a temperatura e umidade são uma preocupação, um corpo de violão construído a partir de madeira laminada é uma escolha sensata, especialmente se você tiver um orçamento apertado. No entanto, porque 90% do tom de um violão é influenciado pelo topo ou do tampo, um violão com laminado de boa qualidade nos lados e fundo em conjunto com um topo de madeira sólida tradicional é um bom acordo entre a qualidade e valor.

Cuidando de seu violão

Seja qual for sua escolha, cuidar bem de um violão vai prolongar a sua vida e manter o desempenho. Sempre mantenha- em uma case quando não estiver em uso para manter uma temperatura mais uniforme e evitar batidas acidentais: impactos físicos podem afrouxar as articulações e camadas duplas de laminado necessitando de reparos potencialmente caros. Se você mora em uma área propensa a baixa umidade, considere armazenar seu violão com um umidificador. Estes dispositivos são colocados no interior do corpo do violão durante o armazenamento para manter a umidade ideal e evitar que a madeira seque e rache.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível