Lavagem de ouvido caseira com óleo de chá de árvore para cães

Escrito por jamie conrad | Traduzido por érica carla
Lavagem de ouvido caseira com óleo de chá de árvore para cães
Cuidados com o cão (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Manter o seu cão limpo ajudará mantê-lo saudável, mas isso pode parecer mais simples do que é. Os cães precisam tomar banho regulares, suas patas precisam de limpeza e suas unhas precisam de limpeza e corte. Os pelos precisam ser escovados, os olhos precisam de limpeza e por último, mas não menos importante, você tem que limpar os ouvidos. Manter as orelhas de um cão limpas ajuda a prevenir a infecção e ácaros. Lavagens de ouvido comerciais estão disponíveis em lojas de animais, mas você pode fazer um em casa usando ingredientes naturais, como óleo de chá de árvore.

Faça uma solução

Óleo de chá de árvore por si só é eficaz na limpeza de orelhas do seu cão, por isso, se você achar que ele é o único ingrediente que você tem em mãos, é só usá-lo puro. Se você quiser fazer uma solução de lavagem de ouvido, mantenha alguns ingredientes à mão. Álcool é barato e é um excelente desinfetante. Ele também limpa sujeira e gordura de orelhas do seu cão. Vinagre branco faz a mesma coisa, mas o cheiro de vinagre pode tornar o álcool mais preferível. O óleo mineral, óleo de oliva, vitamina E e glicerina vegetal são todos os hidratantes que também ajudam os outros ingredientes a misturarem mais na solução. Finalmente, o óleo de chá de árvore é bom para aliviar infestação do ácaro, bem como matar bactérias e fungos que podem ter entrado no ouvido. Combine 100 mls de álcool, 50 mls óleo de chá de árvore e 1 colher de sopa de glicerina em uma garrafa de esguicho e agite bem para uma simples lavagem de ouvido, mas eficaz.

Uso da solução

Você pode querer pegar um amigo, quando chega a hora de usar a sua nova lavagem de ouvido. Nem todos os cães gostam da "beleza" do tratamento, e nunca é demais ter um par extra de mãos. Peça seu ajudante que segure seu cão enquanto você move o ouvido de lado e esguiche a solução dentro, e massageie a orelha para mover a solução, e deixe-a descansar por 30 segundos ou mais antes de limpar o ouvido usando bolas de algodão. Se as orelhas ainda estão sujas, repita o procedimento. Limpe as orelhas do seu cão pelo menos uma vez por dia até que a condição melhore (se infestadas com ácaros ou bactérias). Se as orelhas já estão em boa forma, a limpeza de ouvido semanalmente é satisfatória.

Cuidado extra

Ter um parceiro faz o tempo de limpeza da orelha mais fácil, o mesmo faz uma solução quente. Basta permitir que a solução se aqueça ao sol para 30-60 minutos ou uma panela de água quente. A maioria dos cães encontraram solução quente menos censurável do que a solução fria. Se você achar que seu cão é intolerante com qualquer um dos ingredientes na solução, tente limpar os ouvidos com óleo mineral ou óleo essencial de lavanda. Usar óleos essenciais também adiciona uma fragrância agradável às orelhas do cão. Mantenha algumas guloseimas úteis por perto para usar como recompensa por bom comportamento. Se tudo isso falhar na sua busca de uma limpeza de orelhas, subornar com guloseimas é uma boa maneira de deixá-lo calmo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível