Mais
×

Porque a lava-louças não esquenta?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma lava-louças usa calor, água e detergente para limpar e esterilizar suas louças. Estes aparelhos possuem diferentes ciclos de lavagem e secagem para ajudá-los neste processo. A máquina irá esquentar a água interna e o ar tanto para o ciclo de limpeza quanto para o de lavagem. Se sua lava-louças não estiver esquentando corretamente, verifique o problema, que pode ser consertado por você mesmo, economizando taxas de serviço.

Conserte problema de aquecimento de sua lava-louças e economize dinheiro com serviços de reparo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Entrada de água

A maioria dos fabricantes recomenda que a água a entrar no aparelho esteja a pelo menos 38 graus Celsius. Se ela estiver muito fria, suas louças não serão limpas propriamente, ou a lava-louças pode demorar mais para esquentar. Para alcançar a temperatura ideal, deixe-a correndo pela torneira por aproximadamente dois minutos ou até que ela fique bem quente. Use um termômetro à prova d'água e, se ela estiver fria, aumente a temperatura em seu aquecedor.

Termostato

O termostato é responsável por regular a temperatura da água e do ciclo de secagem. Se ele não estive funcionando, o componente de aquecimento na base da lava-louças pode não iniciar. Para testá-lo, selecione a temperatura mais alta, deixe-a funcionando por alguns minutos e abra-a. Se a água não estiver quente ou o ciclo de secagem não estiver começando, peça um novo termostato de um vendedor, pois este componente é difícil de se consertar.

Componente de aquecimento/ventoinha de secagem

O componente de aquecimento esquenta a água e o ar. Para chegar até ele, remova a prateleira de baixo; ele se parece com uma longa haste negra. Se alguma parte desta peça estiver quebrada ou corroída, você deve pedir uma nova, pois normalmente não se pode consertá-la. A ventoinha de secagem está localizada no compartimento principal da lava-louças e sopra o ar em volta da louça para secá-la. Verifique esta parte desligando o aparelho da energia elétrica e abrindo seu compartimento. Examine-a e veja se há sujeira ou detritos que a impeçam de girar. Limpe-a. Se ela não se mover de nenhuma maneira ou se o motor estiver queimado, peça uma nova, pois é difícil consertá-la.

Observações adicionais

Se sua lava-louças não estiver secando apropriadamente, veja se você selecionou um ciclo de secagem quente; um ciclo a ar não seca completamente a louça. Nunca sobrecarregue o aparelho, pois isto impede que o calor circule por ele, atrapalhado na secagem. Plástico e teflon geralmente não secam por completo; você deve fazer isso manualmente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article