Mais
×

Lavanda mata pulgas?

Atualizado em 17 abril, 2017

Lavanda (Lavandula angustifolia) é usada a séculos como um repelente de insetos por humanos e animais. Durante o século 19, nos Estados Unidos, era comum costurar pequenas sacolas de lavanda e pendurar ao redor da casa. Hoje em dia, óleos de lavanda, feitos com flores e folhas da planta, pode ser usado para muitos propósitos na casa. Um deles é como repelente de pulgas. Não existem estudos clínicos que demonstrar que lavanda mata moscas, mas pode-se comprar loções repelentes que contém o óleo. Lavanda é encontrada em xampu para animais, que também contém outros ingredientes, como citronela ou eucalipto, conhecidos por repelir pulgas.

Lavanda pode funcionar como repelente (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Identificação

Lavanda também é conhecida como alfazema ou lavanda francesa, e originalmente vem do Mediterrâneo. Segundo o National Institutes of Health (instituto norte-americano de saúde) e o National Center for Complementary and Alternative Medicine (centro norte-americano de medicina alternativa e complementar), a lavanda foi usada para mumificar pessoas no Egito antigo.

Significado

As pessoas estão procurando alternativas não químicas para repelir pulgas de suas casas e animais. É fácil comprar xampu para cães e gatos que contenham lavanda. Repelentes também podem ser encontrados com o mesmo ingrediente. Isso não significa que lavanda mata pulgas, e sim que ajuda a repelir.

Benefícios

As pessoas que preferem não se expor aos componente químicos encontrados em repelentes, podem procurar produtos que contenham óleos de lavanda.

Considerações

Não existem estudos clínicos até hoje que demonstrem que lavanda mata pulgas por conta própria, mas é possível encontrar repelentes que contenham óleos da planta. Lavanda também pode ser encontrada em xampu para animais, que também contém outros ingredientes, como citronela e eucalipto, conhecidos por repelir pulgas.

Cuidados

Ingerir lavanda acidentalmente pode ser venenoso, segundo o National Institutes of Health. Pode causar dores de cabeça ou agir como sedativo. Nenhum estudo avaliou os efeitos em cães e gatos. Não deixe que eles consumam lavanda -- se o fizerem, entre em contato imediato com um veterinário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article