×
Loading ...

Como lavar o cabelo de forma natural sem usar xampu?

Atualizado em 23 março, 2017

Seja de qual tipo for, o cabelo precisa ser lavado. Algumas pessoas preferem lavá-lo todos os dias, ao passo que outras lavam os fios um dia sim e outro não para evitar que ressequem. No mercado, existem literalmente milhares de produtos para cabelo, incluindo xampus e condicionadores. Entretanto, cada vez mais pessoas querem adotar uma forma mais natural no cuidado pessoal. É possível ter um cabelo limpo e saudável sem usar xampu.

Saiba como lavar o cabelo sem usar xampu (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Solução natural à base de vinagre

O vinagre tem sido usado para lavar os cabelos desde a Roma antiga, e era bem popular no século XIX na higiene pessoal. Dizem que lavar o cabelo com vinagre remove o acúmulo de resíduos das hastes do cabelo, dando aos fios um brilho saudável e com pouco embaraço. Utilize vinagre de maçã; a quantidade sugerida para cabelos longos é meia colher de sopa de vinagre bem misturado em uma xícara de água. Molhe o cabelo completamente, e em seguida aplique a solução, enxágue e seque. Depois de seco, o cabelo não ficará com cheiro de vinagre, mas limpo e com uma sensação de frescor.

Loading...

Bicarbonato de sódio

Uma outra alternativa para evitar o xampu e ter um cabelo mais saudável é usar uma pasta de bicarbonato de sódio. Para prepará-la, dissolva uma colher de sopa de bicarbonato em uma quantidade suficiente de água para fazer uma pasta grossa. Aplique a mistura somente nas raízes do cabelo. Esfregue bem no couro cabeludo e nas raízes, e depois da aplicação, deixe agir por alguns minutos para obter um resultado melhor. Em seguida, algumas pessoas passam a solução de vinagre mencionada acima antes de enxaguar, enquanto outras preferem simplesmente lavar o cabelo com água.

Outras dicas para lavar o cabelo de forma natural

No caso de cabelo oleoso, experimente utilizar suco natural de limão ou lima misturado com água quando for lavar os fios. Recomenda-se uma colher de sopa de suco para uma xícara de água. Entretanto, se estiver usando a solução de vinagre, utilize-a somente nas pontas do cabelo. Para cabelos com frizz, adicione uma colher de sopa de mel à pasta de bicarbonato e aplique-a. Em seguida, enxágue bem como de costume. Para cabelos secos ou couro cabeludo com coceira, experimente aplicar uma ou duas colheres de sopa (dependendo do comprimento e espessura dos fios) de óleos essenciais de lavanda ou árvore-do-chá no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...