Mais
×

Como lavar o cabelo com vinagre de maçã

Atualizado em 17 abril, 2017

Adicione brilho e movimento e remova o acúmulo de resíduos do cabelo com uma simples lavagem usando vinagre de cidra de maçã. O vinagre de maçã é um alimento saudável bem conhecido e também um remédio popular. O ácido acético, principal ingrediente, vai remover o acúmulo de produtos de estilização e condicionadores e fortalecer o eixo do cabelo, deixando-o com fios macios e brilhantes. Lavar o cabelo com vinagre de maçã também equilibra o nível de pH do cabelo, mata as bactérias e é um ótimo remédio para caspa. Este enxaguamento não é recomendado para cabelos pintados ou quimicamente tratados, já que o ácido acético é um clarificador e pode tirar a cor do cabelo.

Instruções

O vinagre de maçã pode dar vida aos penteados (hair image by Dubravko Grakalic from Fotolia.com)

    Lavagem de cabelo com vinagre de cidra de maçã básico

  1. Faça a lavagem misturando 1/3 de xícara de vinagre de maçã com 950 ml de água destilada. Coloque a mistura em um frasco de plástico e leve-o ao chuveiro ou à banheira.

  2. Passe shampoo no cabelo e enxague bem. Aplique o vinagre de maçã sobre o cabelo e deixe-o agir por alguns segundos. Lave o cabelo com água fria para selar o eixo do cabelo e criar mais brilho. Como o vinagre é ácido, usar a lavagem diariamente não é aconselhável. Experimente usar uma vez por semana, no máximo. Preste atenção em como seu cabelo reage e ajuste o uso em conformidade com a reação do cabelo. Não precisa condicioná-lo após a lavagem.

  3. Seque o cabelo com uma toalha. Senotar um cheiro de vinagre depois de ter terminado a lavagem. Não se preocupe, o cheiro vai desaparecer depois que você secar o cabelo.

    Lavagem de vinagre de cidra de maçã com ervas

  1. Leve uma xícara de água para ferver. Adicione três colheres de sopa da erva seca escolhida em uma bola para chá de infusão ou saco de musselina. Coloque a bola ou o saco em água quente. Deixe a mistura infundir durante duas horas.

  2. Despeje a mistura em um frasco de vidro quando o tônico de ervas estiver resfriado e adicione uma xícara de vinagre de maçã; agite bem. Aplique da mesma forma que a lavagem com vinagre de maçã básico.

  3. Adicione algumas gotas de óleo de essência de lavanda, alecrim, limão ou de rosa na lavagem de vinagre de maçã básico, se não quiser fazer um tônico de ervas.

Aviso

  • Não permita que o produto de vinagre entre em contato com os olhos, pois arderá bastante.

O que você precisa

  • Vinagre de cidra de maçã
  • Água destilada
  • Bola para chá de infusão ou saco de musselina
  • Alecrim e/ou sálvia (cabelos castanhos)
  • Camomila (cabelos loiros)
  • Calêndula (cabelos secos)
  • Lavanda e/ou tomilho (cabelos oleosos)
  • Bardana, mandioca ou erva-dos-gatos (crescimento do cabelo)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article