×
Loading ...

Como lavar um casaco de lã

Geralmente, as etiquetas com as instruções de cuidado nos casacos de lã recomendam que a peça seja lavada à seco, e o ideal seria que essas instruções sejam seguidas sempre que possível. No entanto, possível se lavar um casaco de lã à mão, mesmo que esse não seja o método mais recomendado. Evite usar a máquina de lavar porque você precisa tomar muitas precauções extras para não danificar uma peça de lã molhada. A lavagem à mão evita que o casaco seja torcido e esticado como aconteceria na máquina, mas você precisar deixar ele mais tempo de molho.

Instruções

Não use água quente para lavar um casaco de lã (wool image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)
  1. Escove gentilmente a superfície da lã com uma escova macia para remover qualquer sujeira solta. Vire o casaco do avesso.

    Loading...
  2. Coloque uma medida de sabão para roupas em uma bacia e encha até a metade com água fria, ou, se você estiver usando uma banheira, encha até alcançar 15 cm de profundidade.

  3. Devagar, empurre o casaco na água e segure até que ele esteja completamente saturado. Deixe a peça de molho na água com sabão por uma hora.

  4. Gentilmente agite o casaco dentro da água com as mãos. Com a escova macia, escove as áreas mais sujas, mas não use força excessiva porque é muito fácil de se causar danos à lã molhada.

  5. Escorra a água com sabão do casaco e retire o excesso de água apertando o casaco. Evite torcer a peça para que a lã não fique alargada.

  6. Enxágue o casaco com água fria e pressione para retirar a água novamente.

  7. Cubra uma superfície plana com as toalhas de banho até formar um quadrado um pouco maior do que o casaco.

  8. Coloque o casaco aberto por cima das toalha. Enrole as toalhas e o casaco, formando um tubo grande. Coloque o tudo de toalhas e casaco sobre um varal portátil e deixe escorrer por duas horas. O casaco não irá ficar completamente seco.

  9. Pendure o casaco ainda úmido em um cabide para roupas pesadas e deixer ele terminar de secar ao natural.

Loading...

Dicas

  • Evite usar qualquer tipo de alvejante com cloro líquido na lã porque eles tendem a causar danos, deixando as fibras mais fracas e duras.

O que você precisa

  • Escova macia para roupas
  • 1 medida de um sabão líquido para roupas delicadas
  • Água fria
  • 1 bacia ou balde, pelo menos 40 litros, ou uma banheira
  • Toalhas de banho
  • Varal portátil de secar roupas
  • Cabide para roupas pesadas

Referências

Loading ...
Loading ...