Mais
×

Como lavar e cortar alho-poró

Atualizado em 21 julho, 2017

Parecendo cebolinhas gigantes, mas com um sabor mais sutil e complexo, o alho-poró faz parte da família das cebolas, alho e cebolinha. Um ingrediente comum em várias cozinhas, esse vegetal pode ser substituído por cebolas em praticamente qualquer receita. Os alhos-porós também podem ser cozidos como um vegetal qualquer ou picados e usados em sopas, saladas e outros pratos.

O alho-poró cresce em camadas, sendo que areia e resíduos ficam entre elas, por isso é importante remover toda a sujeira antes de cozinhá-los. Siga esses passos para limpá-los bem.

Instruções

O alho-poró precisa ser completamente limpo antes de ser cozido (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Lave e corte as raízes do alho-poró, deixando o bastante para manter as camadas juntas (isso vai facilitar o trabalho de cortá-lo depois).

  2. Retire as folhas murchas. Corte e jogue fora as folhas verdes na parte de cima do alho-poró.

  3. Corte o alho-poró pela metade no sentido do comprimento, mas evitando cortar pela raiz.

  4. Vire o alho-poró e faça um segundo corte no sentido do comprimento, novamente deixando a raiz intacta, para cortar o vegetal em quatro pedaços.

  5. Lave bem o alho-poró sob água corrente para retirar toda a sujeira, areia e resíduos que possam ter ficado entre as camadas. Junte as folhas e esprema o vegetal para eliminar o excesso de água.

  6. Enxugue o alho-poró com papel toalha. Pique, fatie ou corte de acordo com as instruções da receita.

Dicas

  • Escolha alhos-porós com folhas verdes crocantes e de cor viva, com um bulbo branco e sem manchas. Quanto menor o alho-poró, mais macio ele será.
  • Esse vegetal pode ser mantido na geladeira em um saco plástico por até cinco dias.

O que você precisa

  • Faca de cozinheiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article