Mais
×

Como lavar o filtro HEPA de um aspirador de pó

Atualizado em 20 julho, 2017

O filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arresting ou "prendedor de partículas de alta eficiência") é um tipo de filtro usado em diversas aplicações, desde aviões até salas de cirurgia. Também são encontrados na maioria dos aspiradores de pó domésticos, e podem remover até 99% das partículas aéreas, incluindo agentes patogênicos e alergênicos que se acumulam nos tecidos domésticos. O filtro deve estar limpo para funcionar bem, mas não é preciso comprar um novo. A maioria dos filtros HEPA dos aspiradores de pó são laváveis e devem ser limpos a cada seis meses para melhor desempenho. Felizmente, a limpeza é razoavelmente simples e não requer ferramentas especiais ou soluções caras.

Instruções

Limpe o filtro HEPA para que ele não perca sua eficiência (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque as luvas de borracha e siga as instruções de remoção do filtro do seu aspirador. Ele costuma ficar preso ao reservatório sem saco do aspirador. Bata o excesso de sujeira e detritos em uma lixeira.

  2. Pingue algumas gotas de detergente para louças no fundo de um balde e encha-o com água morna. Coloque o filtro no balde, completamente submerso, e deixe-o de molho por dez minutos.

  3. Remova o filtro do balde e enxágue bem, sob água corrente. Deixe-o secar ao vento completamente, pelo menos por algumas horas, antes de colocá-lo novamente no aspirador.

Dicas

  • Se você estiver tiver tendência à ataques alérgicos ou asma, cubra seu nariz e boca com uma máscara ou lenço antes de remover o filtro sujo do aspirador.

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Detergente para louças
  • Balde
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article