Mais
×

Como lavar mantas de chenille

Atualizado em 21 novembro, 2016

Mantas de chenille são atrativas e funcionais em qualquer cômodo da casa. Essas mantas de tecidos leves são feitas de um material macio que aconchega e aquece em noites frias. O cuidado necessário para uma peça de chenille não é exatamente o mesmo de mantas regulares. Os fios soltos podem desfiar facilmente, resultando em uma pilha de fios inutilizável. A limpeza de uma manta de chenille requer a limpeza suave das manchas e limpeza completa para manter o tecido intacto, macio e com aparência de novo.

Instruções

Mantas de chenille são atrativas e funcionais em qualquer cômodo da casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Lavagem de manchas

  1. Remova manchas com a aplicação de água fria o mais rápido possível. Lave suavemente com água da torneira para soltar a mancha.

  2. Aplique uma pequena quantidade de detergente de tecido suave à peça e faça movimentos suaves com os dedos. Não esfregue o tecido, pois isso afrouxará a trama do material.

  3. Enxague delicadamente, mas completamente, até que a água fique clara. Coloque a peça sobre uma superfície plana para secar.

    Lavagem manual

  1. Encha uma bacia de tamanho adequado com água fria e despeje detergente de tecidos suave.

  2. Mergulhe a manta na água e agite gentilmente. Deixe a peça de molho por 30 minutos.

  3. Dispense a água da banheira e enxague o cobertor sob água corrente fria. Para retirar água e sabão do tecido, pressione levemente o chenille contra si mesmo, em vez de torcê-lo. Aperte o tecido entre as palmas das suas mãos para ajudar a liberar o excesso de água. Deixe o tecido secar aberto.

    Lavagem a máquina

  1. Coloque o chenille sozinho na máquina de lavar em um ciclo delicado com água fria. Esse ciclo encurtado com agitação suave deve limpar a sua peça completamente. Algumas mantas se desintegrarão, mesmo nos ciclos mais suaves, então esteja ciente de que poderá estragar material. Todos as peças de chenille soltam bolas de pelos que aderem a tudo na máquina de lavar.

  2. Retire a manta da máquina de lavar e puxe o tecido de volta à sua forma original. Não puxe muito forte quando a peça ainda estiver molhada ou poderá formar buracos.

  3. Deite a manta completamente plana para restaurar sua forma. Nunca coloque uma manta de chenille na secadora. Muita agitação estragará todo o cobertor em tempo recorde.

Dicas

  • Leve a manta até uma lavanderia de lavagem a seco renomada para evitar danificar o tecido delicado com líquidos.

O que você precisa

  • Bacia de lavagem grande, pia ou banheira
  • Detergente de tecidos suave
  • Máquina de lavar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article