Mais
×

Como lavar mocassins de camurça

Atualizado em 23 março, 2017

A camurça é normalmente derivada de quatro diferentes tipos de peles de animais: carneiro, veado, alce e bovino. É o tratamento do couro que dá a textura lisa, aveludada e ligeiramente adornado. Como regra geral, este material não deve ser lavado, porque vai descolorir e o pelo vai achatar. A de carneiro é a única exceção e, mesmo assim, é preciso tomar muito cuidado na limpeza. Dois passos para preservar seus mocassins de camurça: deixe-os à prova d'água antes de usá-los pela primeira vez, e não os molhe. Dessa forma, você não precisa correr o risco de lavá-los, não importa quão leve seja a solução de limpeza.

Instruções

Um par ornamentado de mocassins indígenas autênticos é geralmente reservado para cerimônias especiais (foot-gear image by Serghei Velusceac from Fotolia.com)
  1. Aplique um protetor no mocassim. Ele deve, preferencialmente, ser à prova d'água para impedir que pingos ou líquidos caiam no pelo. Isso se aplica tanto à camurça quantos a mocassins com acabamento de couro. Eles podem durar de anos a uma vida inteira de uso se for dado o cuidado adequado. Alguns mocassins de camurça são pré-tratados com impermeabilizadores e outros protetores; verifique com o fabricante de calçados para determinar se é necessário fornecer uma proteção adicional.

  2. Molhe de leve os mocassins de camurça com um pano úmido logo após o contato com água ou outro líquido; por causa do pelo, ele será absorvido rapidamente. Se necessário, limpe a área em um movimento ascendente para minimizar o achatamento. Após esfregar a área afetada, use uma escova de cerdas duras naturais para restaurar a penugem, depois deixe secar. Se a substância for oleosa, aplique a farinha de milho ou talco para absorvê-la. Deixe secar e escove a área.

  3. Umedeça a área afetada da camurça de pele de carneiro com detergente neutro e água ou uma solução de vinagre e água em um pano úmido. Este material é o único tipo para o qual o uso de qualquer um desses produtos é sempre recomendado pelos fabricantes. Faça movimentos de varredura para cima e restaure o pelo com uma escova de cerdas duras naturais e deixe secar. Escove de novo, se necessário.

  4. Use uma borracha se o método de umedecer não remover totalmente a mancha. Esfregue uma borracha simples quadrada ou a de um lápis vigorosamente sobre a área afetada depois que a camurça estiver seca, então retoque o pelo com uma escova de cerdas duras naturais.

  5. Molhe a área afetada, independentemente do tipo de camurça, e encontre uma lavanderia que possa terminar o trabalho usando vapor ou outros métodos especializados. Certifique-se de que a limpeza a seco possa limpar e restaurar o mocassim em bom estado.

  6. Aplique um protetor impermeabilizador nos mocassins limpos e secos para evitar todo esse processo no futuro.

Dicas

  • Aplique um protetor impermeabilizador de camurça imediatamente após a compra dos seus sapatos. Na maioria dos casos, mesmo quando já estiver protegido, uma segunda camada fina não faz mal.
  • Compre um kit de reparação e limpeza de camurça para cuidar a longo prazo e para uma limpeza de emergência ou retingimento.

Aviso

  • Nunca use um secador de cabelos ou outro aparelho de aquecimento para acelerar o processo. Isso vai prejudicar a camurça, secando-a prematuramente, tornando-a frágil e fazendo-a rachar.
  • Nunca ponha seus mocassins na máquina de lavar. Limpe as áreas afetadas, conforme necessário.

O que você precisa

  • Selante impermeabilizador de camurça
  • Escova de cerdas duras naturais
  • Pano molhado
  • Borracha
  • Vinagre (opcional)
  • Detergente neutro (opcional)
  • Lavanderia (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article