×
Loading ...

Como lavar roupas delicadas na máquina de lavar

Algumas peças de roupa são muito delicadas e não podem sofrer a centrifugação da máquina de lavar, por isso o ideal seria lavá-las manualmente. Entretanto, a lavagem manual é trabalhosa e às vezes requer um tempo do qual não dispomos. É possível lavar roupas delicadas, como sutiãs com bojo, peças de seda e até mesmo tênis, na máquina! Atualmente, com a modernidade das máquinas que possuem ciclos específicos para peças delicadas e com os acessórios certos, é possível lavar as roupas mais delicadas sem danificá-las. A seguir, veja algumas dicas de como fazer isso.

Instruções

Com os cuidados certos, é possível lavar peças delicadas na máquina (Getty Images)

    Lavando as roupas

  1. A separação das roupas é o primeiro passo para lavá-las adequadamente. Comece separando as delicadas das normais. Peças feitas de seda, viscose, acetato, pedrarias e também sutiãs com bojo devem ser lavados separadamente, pois exigem uma lavagem mais delicada, considerando que a centrifugação da máquina pode causar danos a eles. É importante também separar as peças por cor, para evitar que as escuras manchem as mais claras.

    Loading...
  2. Leia atentamente as etiquetas das peças, pois elas informam a temperatura da água, o tipo de lavagem, o tipo de sabão e a secagem, entre outras recomendações importantes para lavar roupas delicadas sem danificá-las. Peças de seda e fibras sintéticas, por exemplo, devem ser lavadas em água fria ou morna.

  3. Coloque as peças delicadas em um saquinho próprio para lavá-las. Eles geralmente podem ser encontrados em supermercados ou lojas de utilidades. Caso não possua um saquinho específico para isso, coloque-as dentro de uma fronha e amarre-a com um barbante. No caso do sutiã, existe um porta-sutiã específico para essa peça, mas também é possível lavá-lo no saquinho ou na fronha.

  4. Coloque o sabão delicado na máquina e o saquinho ou a fronha e escolha a lavagem com o ciclo mais curto e de menos centrifugação.

Loading...

Dicas

  • Algumas peças podem ser penduradas com pregadores, para secarem, mas sempre pela parte inferior. Já peças de seda devem ser colocadas em cabides durante a secagem, enquanto os tecidos de acrílico, malha e tricô não podem ser pendurados e devem ser colocados sobre uma grade horizontalmente, para não ficarem deformadas.
  • Também é possível lavar tênis na máquina de lavar roupa, com lava-tênis, que garante que eles saiam menos encharcados e sequem mais rapidamente.
  • O porta-sutiã também é indicado para lavar meias de náilon e peças de seda.

Aviso

  • Tome ainda mais cuidado com peças que possuam pedrarias, pois elas podem se soltar ou quebrar.

O que você precisa

  • Sabão específico para roupas delicadas
  • Saquinho próprio para lavagem de roupas delicadas ou uma fronha e barbante
  • Porta-sutiã

Referências

Loading ...
Loading ...