on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como lavar roupas engomadas

Atualizado em 21 novembro, 2016

A goma é um carboidrato complexo natural derivado de plantas como o milho, que é geralmente desidratado e moído até virar um pó fino, que é então misturado com água. Essa goma é aplicada à roupa, muitas vezes sendo borrifada ou adicionada em pó à água da máquina de lavar, para endurecer as peças e impedir que amassem. É mais frequentemente usada em roupas, como camisas sociais para ajudar a endurecer as golas e punhos. Goma em excesso provoca uma rigidez excessiva e deixa o tecido brilhante. Essa substância é solúvel em água e sai na lavagem com facilidade, sem precisar do uso de produtos de limpeza agressivos.

Instruções

Goma em excesso pode deixar as roupas duras e desconfortáveis (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Deixe a roupa de molho em água fria por algumas horas e depois lave na máquina. Deixá-las de molho suaviza a goma das peças, facilitando a lavagem.

    Loading...
  2. Lave as roupas repetidamente em sabão em pó e água quente. A umidade dissolve a goma e eventualmente a removerá completamente. Algumas lavagens a mais podem ser necessárias para remover completamente a goma.

  3. Ferva as roupas em uma panela grande de água. O calor da água quente quebrará a goma, removendo-a do tecido.

  4. Lave as roupas em vinagre, que é muito eficaz na remoção de resíduos, manchas e sujeira de roupas. Coloque as peças na máquina de lavar e adicione de 1 a 2 xícaras de vinagre à água quente.

  5. Lave as roupas com bicarbonato de sódio, que suaviza a água dura e lava resíduos de superfícies têxteis. Lave as roupas na máquina com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e água quente.

  6. Lave as roupas em sabão em pó e bórax, que é um mineral natural solúvel em água e que ajuda o sabão a lavar as roupas de forma mais eficaz, removendo resíduos do tecido. Lave as roupas na máquina com 1/2 xícara de bórax e água quente.

Loading...

O que você precisa

  • Sabão em pó
  • Panela grande
  • Água fervendo
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Bórax

Referências

Loading ...
Loading ...