Como lavar um sistema de ar condicionado de um carro

Escrito por don bowman | Traduzido por joão antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lavar um sistema de ar condicionado de um carro
Recuperação do sistema de ar-condicionado do carro (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A falta de operação de refrigeração ou funcionamento intermitente é o fator decisivo para lavar um sistema de ar-condicionado ou não. A causa é muito óleo ou contaminação por umidade do óleo, formando gel ou entupindo um dos componentes. Se o dispositivo de condensador, evaporador, secador/acumulador ou orifício ficar entupido, o sistema de ar-condicionado será menos proficiente. É ilegal liberar o Freon na atmosfera, portanto usar a retomadora se faz necessário e ela deve ser usada para realizar esse procedimento.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Retomador 134
  • Tubo e frasco pressurizado
  • 1 litro de líquido de descarga para ar-condicionado
  • Conjunto de chaves para linhas de ar-condicionado
  • Alicate de ponta fina
  • Conjunto de chaves padrão
  • Acumulador
  • Tubo de orifício
  • Compressor de ar
  • Pistola de sopro de ar
  • Óleo de refrigeração 134

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Levante o capô do veículo. Verifique o "reclaimer" (retomador) e certifique-se de que o lado do alto e o de baixo tenham os botões na posição "off" (desligado). Gire a válvula do tanque de recuperação na parte traseira da máquina para a posição "on" (ligado). Prenda a linha azul sobre o"reclaimer" (retomador) para o lado de baixo do sistema A/C. O lado de baixo, ou aspiração, é o maior das linhas A/C. Desparafuse a tampa azul da válvula Schraeder e instale o "reclaimer" (retomador). Rode a válvula da cabeça da linha para a posição "on" (ligado). Conecte a mangueira alta do lado vermelho à menor das linhas A/C. Gire essa válvula para a posição "on" (ligado).

  2. 2

    Ligue o "reclaimer" (retomador) numa tomada e ligue a máquina. Abra ambas as válvulas de acordo com as bitolas vermelha e azul. Pressione o botão (da máquina) para esvaziar o sistema. Permita que a máquina remova o "Freon" (tipo de gás) e armazene-o no tanque de armazenamento. Quando os indicadores vermelho e azul mostrarem zero libras de pressão, a máquina vai dizer "Completo". Uma vez que essa mensagem for exibida, pressione o botão de "Vácuo". O "reclaimer" (retomador) irá exibir um tempo de 15 minutos. Pressione "Enter" e "Vácuo" novamente. A máquina vai aspirar o sistema durante 15 minutos colocando-o em vácuo de 30 polegadas de mercúrio, que é propício para evaporar toda a umidade e remover o último do óleo refrigeração.

  3. 3

    Feche as válvulas na "reclaimer" (retomadora) sob as bitolas quando a máquina exibir "Concluído". Desligue a máquina e retire as linhas vermelhas e azuis do sistema A/C. Gire as válvulas nas linhas no sentido anti-horário para fechar as válvulas antes de remover.

  4. 4

    Remova as linhas laterais altas no condensador usando as chaves A/C - estas são as pequenas linhas curtas perto do condensador. Remova a linha lateral baixa no evaporador usando as mesmas chaves.

  5. 5

    Remova a linha do lado de baixo no acumulador com as mesmas chaves. Desligue o interruptor elétrico do lado de baixo no acumulador apertando o conector e puxando-o para fora. Solte o suporte que segura o acumulador do para-choque usando uma pequena chave inglesa. Descarte o acumulador. Retire o tubo de orifício localizado dentro da linha do lado alto que vem do condensador e que leva ao evaporador. Ele estará dentro da linha mais próxima ao condensador. Remova-o com o alicate de ponta fina prestando atenção a sua orientação quando retirar. Descarte a válvula do orifício.

  6. 6

    Despeje o A/C embutido na garrafa do "reclaimer" (retomador) e feche a tampa. Pressurize o "reclaimer" (retomador) para 36 kg. Insira o tubo de borracha na entrada do evaporador para o lado da linha alta e deixe que o líquido seja empurrado através do evaporador até que a garrafa esteja vazia. Repita a partir do passo 6, só que, dessa vez, insira o tubo no condensador (use o lado de entrada do compressor ao condensador linha).

  7. 7

    Sopre o evaporador e o condensador por três minutos cada um com a pistola de ar. Volte a ligar a linha do lado alto ao evaporador. Deslize um novo tubo de orifício na extremidade oposta ao condensador. Parafuse essa linha no condensador e a linha do compressor para o condensador. Com o final de cada linha, certifique-se de que o anel está no lugar e não danificado. Substitua a anilha se estiver rasgada ou danificada. Usando as chaves A/C, aperte todas as linhas. Despeje 0,17 L de óleo de refrigeração número 134 no acumulador novo. Coloque a bateria no suporte. Aperte no evaporador e, em seguida, a linha para o compressor com chaves A/C.

  8. 8

    Volte a ligar as linhas dos lados alto e baixo do "reclaimer" (retomador) para suas respectivas válvulas de "Schraeder" e abra as válvulas do fim das linhas girando no sentido horário. Ligue o "reclaimer" e abra as válvulas sob as bitolas. Empurre o botão para "Vácuo" seguido de "Enter" e mais uma vez "Vácuo". A máquina vai aspirar por 15 minutos para remover todo o ar e preparar o sistema para uma carga.

  9. 9

    Carregue o sistema de carga quando a máquina mostrar que finalizou a aspiração. Olhe para o cartaz sob o capô (lado esquerdo) para a quantidade de carga ao sistema de A/C. Pressione o botão para "Carga" e a máquina irá pedir-lhe a quantidade de carga. Pressione os botões numéricos para a carga adequada (como a leitura sobre o cartaz) e, em seguida, tecle "Enter". A máquina irá exibir carga de óleo - nesse momento toque o botão superior da máquina acima do frasco do recipiente de óleo. Mantenha o botão pressionado até que o frasco de óleo caia para 0,11 L. Solte a válvula. Pressione o botão de carga e a máquina automaticamente carregará o sistema com a carga adequada.

  10. 10

    Feche as válvulas no "reclaimer" (retomador) sob os medidores e a válvula do tanque de armazenamento na parte de trás. Remova as linhas dos lados alto e baixo quando a carga estiver completa. Gire as válvulas nas linhas no sentido anti-horário e remova-as do veículo, aperte as tampas vermelhas e azuis dos lados alto e baixo das válvulas "Schraeder" respectivamente.

Dicas & Advertências

  • O sistema de condicionamento de ar é pressurizado. Tome cuidado ao colocar as mangueiras do "reclaimer" (retomador) para as válvulas de "Schrader" no sistema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível