Como lavar suas próprias roupas a seco em casa

Escrito por alan li | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lavar suas próprias roupas a seco em casa
A lavagem a seco em casa é mais adequada para roupas que estejam apenas um pouco sujas e precisam de uma renovação. (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

A lavagem a seco é simplesmente um processo através do qual você lava suas roupas utilizando uma solução diferente da água. Você pode deixar suas roupas em uma lavanderia profissional ou lavá-las a seco em casa, você mesmo, utilizando produtos de lavagem a seco geralmente vendidos em supermercados. A lavagem a seco doméstica possui algumas vantagens, como o fato de ser mais barata, mais prática e é garantido que suas roupas serão tratadas com o devido cuidado. Contudo, você também pagará um preço, pois será menos eficaz que uma lavagem a seco profissional.

Outras pessoas estão lendo

A escolha pela lavagem a seco

A maneira mais fácil de descobrir se você deve lavar a seco suas roupas ou não é verificando as etiquetas que indicam os cuidados a serem tomados. Em geral, você pode lavar à mão ou à máquina, sem problemas, roupas de poliéster e fibras naturais, como algodão e linho, a menos que possam descolorir. Por outro lado, você precisará lavar a seco as roupas feitas de camurça, lã e materiais sintéticos mais delicados. Também é indicada esta forma de lavagem se peças como lantejoulas e contas estiverem presentes nas roupas, pois são muito delicadas para serem lavadas na máquina.

Selecionando o produto correto

Você não conseguirá lavar a seco em casa tão bem quanto em uma lavanderia profissional, a menos que tenha acesso às mesmas máquinas. Sendo assim, se a sua peça de roupa for muito delicada ou estiver muito suja, você deverá deixá-la em uma lavanderia para obter melhores resultados. A maioria dos produtos para lavar a seco em casa é semelhante. Verifique as instruções para determinar se eles são apropriados para o tecido da roupa que você pretende lavar. Além disso, escolha um produto com um perfume que você gosta. Leia todas as instruções com cuidado, pois os agentes químicos presentes nos produtos de lavagem a seco podem, às vezes, ser perigosos se utilizados de forma incorreta.

Lavando suas roupas a seco

A maioria dos produtos de lavagem a seco contém um removedor de manchas, esponjas para absorver o removedor após o seu uso e a solução de lavagem a seco em si. Primeiro, você deve utilizar o removedor para tratar de quaisquer manchas mais complicadas em suas roupas, certificando-se de colocar as esponjas para que a solução não se espalhe no resto do tecido. A solução de lavagem a seco geralmente vem em um lenço úmido que libera a solução quando estiver dentro da secadora. Você terá melhores resultados se fechar o zíper e os botões das roupas e colocá-las em um saquinho próprio para máquinas de lavar.

Alternativas da lavagem a seco em casa

Algumas roupas que podem ser lavadas a seco não podem ser lavadas em casa. A lavagem em casa pode ser inadequada para o material da roupa ou, então, ela está suja demais para ser limpa com facilidade sem a utilização de soluções mais fortes. Por exemplo, você nunca deve tentar lavar roupas de couro a seco em sua casa, apesar de ser possível encontrar outras opções de limpeza caseira de couro. Da mesma forma, se a sua roupa estiver muito encharcada em uma solução oleosa, os produtos de lavagem a seco em casa não serão suficientemente fortes para limpá-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível