Mais
×

Laxantes para cachorros

Atualizado em 06 outubro, 2017

Se as fezes do seu cachorro ficaram duras e secas, tornando difícil para ele evacuar -- ou ainda pior, se ele não defecou há uns dois dias -- leve-o para ser examinado pelo veterinário. Se forem eliminadas quaisquer doenças graves subjacentes como o motivo para a constipação, tente um laxante. O veterinário poderá prescrever um medicamento para isso, ou simplesmente aconselhar um tratamento caseiro barato e eficaz.

Se o seu cachorro não estiver evacuando direito, leve-o a um veterinário (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Lactulose

O xarope de lactulose é vendido sob o nome de diversas marcas. A doutora Wendy C. Brooks, do Veterinary Partner, diz que a lactulose não é digerida pelos mamíferos, então ela alcançará o intestino grosso do cachorro intacta. Lá, as bactérias irão decompô-la, liberando vários ácidos que atraem a água, que é amolecedora de fezes, até o intestino. É comum os veterinários prescreverem a lactulose em doses de um mililitro por quilo, a cada oito horas, até as evacuações ficarem normais.

Docusato de sódio

O docusato de sódio é um surfactante que funciona aumentando a quantidade de água e gordura que a comida absorve no intestino do cachorro. O doutor Dawn Ruben, do PetsPlace.com, diz que a dose recomendada de docusato de sódio (anteriormente conhecido como DSS) é de um a quatro tabletes de 50 miligramas diariamente, até que as evacuações se normalizem. O doutor Ruben aconselha a sempre consultar um veterinário antes de dar qualquer medicamente para o cachorro.

Cascas de semente de psílio

As cascas de semente de psílio em pó são vendidas sob o nome de diversas marcas. Elas absorvem a água no intestino e incham até virarem um gel laxante. A menos que o veterinário aconselhe de outro modo, o VetInfo.com recomenda dar meia colher de chá para cachorros pequenos, duas vezes ao dia, e duas colheres de chá para os cachorros maiores, também duas vezes ao dia; misture com caldo de carne ou comida. O cachorro também precisa beber bastante água enquanto toma o psílio, para garantir que ele passe pelo estômago antes de aglutinar.

Cereais ricos em fibras

Cereais matinais com alto teor de fibras são um laxante canino barato. Simplesmente misture duas a três colheres cheias de cereal à comida comum do cachorro, uma vez ao dia, até as fezes voltarem ao normal. Quando for escolher um cereal rico em fibras, evite os que tiverem ingredientes tóxicos para os cachorros, como macadâmia, chocolate e uva- passa. Para uma lista de alimentos e plantas venenosas para os cachorros, visite o website da American Animal Hospital Association, ou Associação Hospitalar Animal Americana.

Purê de abóbora

O purê de abóbora acrescentado à comida do cachorro é um laxante saboroso. Os cachorros pequenos podem receber meia colher de chá a uma colher de chá por refeição. Os cachorros maiores podem receber uma colher de chá a duas colheres de chá por refeição, dependendo do tamanho deles. Certifique-se de utilizar o purê de abóbora puro, sem temperos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article