Laxantes naturais para cães

Escrito por debra durkee | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Laxantes naturais para cães
Comer petiscos não-habituais pode causar constipação temporária (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Como os seres humanos, os cães também ficam constipados. Muitas vezes, não há nada com o que se preocupar, e o problema será facilmente sanado com cuidados caseiros. Períodos prolongados de constipação -- aqueles que duram de alguns dias a uma semana -- levarão o animal a passar por uma consulta veterinária para se certificar de que não há nenhuma obstrução física ou outra doença causando o distúrbio.

Outras pessoas estão lendo

Reconhecendo o problema

A constipação nem sempre é de fácil reconhecimento, mas se familiarizar com os hábitos diários do seu cachorro poderá ajudar a identificar quando algo estiver fora do normal. Cachorros que sofrem de constipação aguda irão se beneficiar dos laxantes naturais. Se ele faz esforço para defecar ou se as fezes que ele consegue expelir são secas e duras, ele poderá se beneficiar do uso de alguns laxantes naturais adicionados à dieta. Porém, antes de dar esse tipo de remédio, certifique-se de que não haja sangue nas fezes; isso pode ser o sinal de um problema muito mais sério, e você deve levá-lo ao veterinário.

Laxantes naturais para cães
Aprender a ler a linguagem corporal do seu cachorro é muito importante (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tipos de laxantes

Uma das curas naturais mais fáceis para a constipação é a água. A desidratação pode constipar os cães, então, observe se o seu bichinho está bebendo água suficiente. O leite também pode ajudar no processo de soltar as fezes, mas, em demasia pode provocar diarreia. Caso a constipação não seja crônica, você pode adicionar óleo mineral à comida para ajudar a lubrificar o aparelho digestivo; faça isso apenas de vez em quando, pois não é bom para a saúde do seu animal, se adicionado todos os dias. Abóbora em conserva também pode ajudar a desprender as fezes, mas certifique-se de que ela não tenha temperos.

Dando o remédio ao cachorro

Você pode acrescentar os laxantes naturais, como o leite e a abóbora em conserva à dieta normal do seu cachorro, junto com a comida. Você também pode transformar a abóbora em um petisco, misturando com iogurte natural e congelando em cubos. A maioria dos cães não tem dificuldades para comer entre as refeições regulares, então, dar uma pequena quantidade de abóbora, leite ou óleo mineral misturados a um lanchinho pode surtir efeito.

Laxantes naturais para cães
A maioria dos cães não deixa passar um lanche -- mesmo que ele contenha um remédio (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Manutenção preventiva

Alguns cães são mais susceptíveis à constipação do que outros. Contanto que a condição não seja crônica, e haja períodos de normalidade do sistema digestivo, pode ser útil adicionar laxantes naturais à rotina de alimentação para prevenir o problema. Você pode dar abóbora diariamente sem quaisquer efeitos adversos, e uma dieta rica em fibras também pode ajudar a controlar os episódios de constipação. Existem vários alimentos ricos em fibras disponíveis no mercado, mas acrescentar farelo de trigo comum à dieta vai dar o mesmo efeito. Se a constipação for um problema rotineiro, evite dar sobras de comida e alimentos que possam interferir na digestão do animal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível