Legumes para cultivar no jardim

Escrito por matt mattus | Traduzido por barbara silva
Legumes para cultivar no jardim
Existem muitos tipos de legumes para cultivar na horta caseira, bem mais do que qualquer supermercado jamais poderia oferecer (Matt Mattus)

Planejar e plantar uma horta caseira pode ser quase tão divertido quanto colher e se alimentar dos produtos que ela proporciona, mas para quem não tem experiência poderá ser complicado escolher quais legumes cultivar. Todos eles certamente valem a pena, sejam tradicionais ou híbridos modernos, no entanto até alguns legumes comuns normalmente considerados "fáceis" como cenouras e rabanetes poderão ser trabalhosos para cultivar pelo jardineiro inexperiente. Confira alguns dos legumes mais simples para começar e que comprovaram ter bom desempenho com o mínimo de esforço.

1. Verduras tenras

Alface e verduras tenras (como folhas jovens usadas em saladas mistas) são cultivos rápidos e fáceis se forem semeados cedo. Um cultivo de verduras tenras como rúcula, mostarda e agrião ou diversos tipos de alface, poderá alcançar a maturidade em menos de 40 dias. Pode-se comprar misturas de sementes de alface ou outras verduras ou criar a própria mistura personalizada com os vegetais favoritos, como espinafre, rúcula e mostarda. Semeie as verduras em um canteiro preparado e elevado, sendo em blocos largos de 5 m² (ou em fileiras compridas que poderão ter de 5 a 7,5 cm de largura).

Enterre a semente a uma profundidade de 5 cm, cubra levemente e regue bem. Os brotos emergirão dentro de 5 a 7 dias e se beneficiarão de um fertilizante leve e orgânico líquido (10-10-10) aplicado semanalmente, já que todas as verduras de crescimento rápido precisam de umidade constante e bastante nutrição para reduzir o estresse e garantir um crescimento viçoso e tenro. A colheita poderá ser feita com tesoura enquanto as plantas forem jovens, normalmente antes de brotar o terceiro conjunto de folhas. Semeie a cada duas semanas para assegurar uma colheita constante.

Legumes para cultivar no jardim
Com tantos tipos diferentes de alface para cultivar, a parte mais difícil será escolher quais experimentar no jardim (Matt Mattus)

2. Couve-de-folhas

Como a couve-de-folhas tornou-se um dos legumes saudáveis mais populares, sem dúvida ganhará um lugar na lista de preferências dos jardineiros caseiros. De preferência, esse legume se desenvolve melhor como uma colheita de clima frio, de semeadura direta no jardim em meados de fevereiro e, em seguida, crescendo até ficar madura no final de maio. Mas é possível trapacear e cultivar rapidamente mudas plantadas no início da primavera e colhidas em sua totalidade no início do verão.

As mudas dessa couve agora são um item comum no início da primavera em centros de jardinagem e podem ser plantadas e cultivadas por um ou dois meses e então colhidas no início do verão. As mudas jovens são ideais para o plantio de primavera, já que são transplantadas com o mínimo de choque. Procure as que possuem no máximo três pares de folhas, se forem maiores correrão o risco de demorar a se adaptar assim que plantadas.

Como você colherá a planta inteira em poucas semanas, plante as mudas mais próximas do que o pretendido para uma colheita de final de outono — 30 cm de distância será suficiente em um solo fértil que tenha sido enriquecido com adubo vegetal. Regue bem e nunca deixe o canteiro secar completamente, principalmente durante o tempo quente. O ideal será colher a planta inteira por volta do final de dezembro enquanto as folhas ainda estiverem macias e utilizá-la em seu prato favorito.

Legumes para cultivar no jardim
A couve se desenvolve melhor quando plantada no meio do verão como um cultivo de outono e inverno, mas é possível conseguir uma colheita rápida de mudas plantadas no início da primavera e colhidas antes da chegada do calor (Matt Mattus)

3. Vagem

Com as sementes grandes, fáceis de manusear e crescimento rápido, feijões são ideais para o jardineiro inexperiente ansioso pelo sucesso. A única escolha necessária será entre a vagem de poste e a de arbusto, já que cada uma tem seus méritos. A primeira durará mais tempo, mas demorará mais a amadurecer. Elas também não ocupam muito espaço, mas precisam de varas ou tendas de bambu. As de arbusto são colhidas mais cedo, mas estragarão com mais facilidade e antes do amadurecimento das de poste, por isso será necessário semear colheitas sucessivas.

As vagens gostam de clima quente, todas germinam melhor quando a temperatura do solo é igual ou maior que 16ºC. O ideal será esperar até meados de dezembro para semear a primeira colheita. Como acontece com muitas plantações caseiras, a robustez será garantida se você usar adubação lateral de um fertilizante granulado orgânico. Feijões não são especiais, e um fertilizante balanceado (10-10-10) com uma análise de riscado dentro do solo a 15 cm de distância das plantas será suficiente. Depois que as plantas florescerem, procure cuidadosamente por feijõezinhos, eles amadurecem rapidamente. Mantenha uma colheita diária de vagens para garantir uma temporada mais longa.

Legumes para cultivar no jardim
Existem incontáveis tipos de feijões, variedades de arbusto, de poste e exclusivas de certos locais, sendo todas os fáceis de cultivar (Matt Mattus)

4. Abobrinha brasileira e abobrinha italiana

Muitos estão familiarizados com um dos mais abundantes legumes de verão, a notória abobrinha, mas existem várias outras variedades para experimentar, todas fáceis de plantar, e praticamente não precisam de cuidados, além de serem cultivadas de forma semelhante. As grandes sementes podem ser semeadas diretamente no solo uma vez que sua temperatura seja de 16ºC, normalmente em meados de dezembro, ou você poderá comprar mudas pré-cultivadas em bandejas de mudas com células.

Os riscos no cultivo desse legume são poucos, fora o míldio que é um problema inevitável que não afeta o fruto e é causado pelo clima úmido e por esporos transportados através do ar, podendo manchar as folhas e acabar com qualquer plantação de abobrinha no final do verão. Esse fungo pode ser evitado com o controle da umidade (regando a horta de manhã cedo para que a folhagem seque antes do anoitecer) ou com o plantio de uma safra adicional no final de janeiro, já que as plantas mais jovens são mais sadias.

Legumes para cultivar no jardim
Abobrinha de hortas caseiras podem ser colhidas antes do tempo, quando ainda estão crocantes e macias (Matt Mattus)

5. Tomates e pimentas

Truques, dicas e conselhos abundam quando se trata do cultivo dessas duas espécies, mas suas necessidades são bem simples e precisas. Independentemente do trabalho, nada é melhor que o sabor de um tomate cultivado em casa. Comece evitando os erros fáceis que muitos jardineiros cometem — não compre plantas muito cedo e quando você plantar mudas, comece com as mais novas que encontrar. Poderá ser irresistível adquirir plantas grandes, até algumas com flores ou pequenos frutos com a esperança de pular uma etapa na estação, mas a verdade e a ciência atestam — as pessoas que plantam mudas mais jovens obtêm colheitas maiores e melhores.

Tomates e pimentas, ambas espécies solanum, apreciam o clima quente e úmido de meados ao fim do verão, mas são suscetíveis a uma série de vírus e doenças do solo. Muitos aficionados cultivam tomates e pimentas em recipientes usando misturas estéreis de terra, como uma mistura de terra vegetal profissional que reduz significativamente o início precoce de muitas doenças, mas mesmo as plantas cultivadas em recipientes poderão sucumbir a esporos de mildio transportados pelo ar. Você poderá atrasar a infestação dessas doenças escolhendo variedades resistentes (como a Juliet) ou usando um composto para cobrir o solo com plantas cultivadas em jardim.

Tomates e pimentas, em anos bons, podem ser altamente produtivos. As chances de sucesso podem ser aumentadas por algumas tarefas simples: assegure que as plantas sejam bem regadas (para reduzir a chance de podridão apical) e utilize um bom fertilizante de tomate (procure um com pouco nitrogênio — nem todos são assim). No auge do verão, as plantas podem ser alimentadas uma vez por semana. Crie uma programação e siga-a para manter as plantas tão saudáveis quanto possível, o que ajudará a deter fungos e vírus ao máximo.

Legumes para cultivar no jardim
Escolha as mudas de tomates mais jovens que puder encontrar (Matt Mattus)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível