O leite pode aumentar os níveis glicêmicos?

Escrito por emily creasy | Traduzido por i. oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O leite pode aumentar os níveis glicêmicos?
O leite pode aumentar os níveis glicêmicos? (pouring milk image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com)

Os níveis glicêmicos são diretamente afetados pela quantidade de açúcar que consumimos. O açúcar é encontrado em alimentos, sob a forma de carboidratos. Esses carboidratos são então quebrados em seu corpo em açúcares que são usados como energia. Não importa se você bebe leite desnatado ou leite integral, todos contêm um tipo de açúcar chamado lactose. Quando você ingerer esses açúcares do leite, eles elevam seus níveis glicêmicos.

Outras pessoas estão lendo

Quanto é uma porção de leite?

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a porção de leite - desnatado ou integral - considerada ideal é de 235ml ou um copo. O rótulo nutricional na caixa de leite informa todos os nutrientes contidos em um copo. Isso pode ajudar a utilizar copos de medição, inicialmente, até você poder determinar visualmente a que quantidade corresponde.

Será que uma porção de leite aumentará a glicose no meu sangue?

Uma porção de uma xícara de leite contém cerca de 12g de carboidratos. Os carboidratos do leite são também conhecidos como lactose. A lactose é quebrada em glicose e galactose para seu corpo usar como energia, o que provoca um aumento dos níveis glicêmicos. Um copo de suco de laranja contém cerca de 30g de carboidratos. Ambos contêm um tipo de açúcar que elevará a glicemia. No entanto, o leite vai elevar muito menos o açúcar no sangue porque contém menos carboidratos. Leite achocolatado possui açúcar adicionado e, portanto, irá conter mais desses compostos que elevam mais o açúcar no sangue do que o leite desnatado ou o de baixo teor de gordura.

As pessoas com diabetes deveriam beber leite?

Ainda que ele tenha alguns carboidratos e possa elevar os níveis de açúcar no sangue, o leite com baixo teor de gordura é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Ele pode ser facilmente incluído em um plano de dieta saudável para o diabético. Como com qualquer alimento, é importante ter em mente as quantidades e estar ciente de quanto você está bebendo de leite em cada refeição / lanche.

O leite livre de lactose aumenta os níveis glicêmicos?

Como mencionado anteriormente, o leite contém um tipo de açúcar chamado lactose que pode aumentar os índices glicêmicos. Isso significa que sem lactose leite não contém açúcar? Infelizmente, não. Mesmo sem lactose o leite tem a enzima lactase adicionada a ele. Esta enzima quebra a lactose em glicose e galactose tornando-a mais facilmente digerível para aqueles com intolerância à lactose. Ele contém a mesma quantidade de carboidratos que o leite comum e irá aumentar seu nível glicêmico.

Os leites de soja e amêndoa seriam a melhor escolha?

O leite de soja não contém lactose, mas é normalmente adoçado com açúcar. Por isso, contém a mesma quantidade de carboidratos do leite comum e pode aumentar seus níveis glicêmicos. O leite de soja sem açúcar contêm geralmente cerca de 5g de carboidratos. Dos poucos carboidratos que ele contém, muitos vêm em forma de fibras e podem ser benéficos para a saúde do coração.

O leite de amêndoa não contém lactose, mas não contém açúcares adicionados para melhorar o sabor. Existem versões não-adoçadas disponíveis que podem conter apenas 1g de carboidratos por porção. O leite de amêndoa sem açúcar é uma bebida de alta proteína, de baixa caloria, baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura saturada, que pode ser uma boa opção para aqueles que estão cuidando de seus níveis glicêmicos.

Não deixe de consultar um médico para ter certeza de qual escolha seria uma boa opção para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível