on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que fazer com o leite coalhado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O leite coalhado é um tipo de leite azedo. Ele pode azedar naturalmente ou artificialmente através de um processo de fervura. Apesar de possuir um cheiro desagradável e gosto amargo, ele é um ingrediente essencial para fazer diversas comidas, como queijo cottage, iogurte e vários tipos de queijos duros. Além disso, ele possui uma propriedade muito importante: é um anticéptico intestinal natural.

Existem muitos usos para o leite coalhado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Leite coalhado

O leite coalhado pode ser usado para fazer queijo paneer [queijo caseiro indiano] ou queijo cottage.

Para fazer o queijo cottage, aqueça lentamente o leite azedo até que ele ferva e, assim que começar a borbulhar, adicione um pouco de suco de limão ou vinagre. Em seguida, remova-o do fogo e agite-o constantemente para fazer a mistura coalhar rapidamente. Coloque a coalhada [parte sólida] no morim e espere 1 hora para que o soro [parte líquida] escorra, restando somente o queijo pronto.

Loading...

Iogurte

Ele também é usado para fazer iogurte, uma palavra turca usada para descrever um leite coalhado com fermentos láticos. O leite é coalhado com a ajuda de uma bactérica, que transforma os açúcares em ácido lático. Como o ácido possui uma digestão mais fácil do que os açúcares, pessoas intolerantes ao leite podem saborear o iogurte.

Queijos duros

Vários tipos de queijos duros podem ser feitos com o leito coalhado. Quando ele é misturado com o coalho, uma enzima natural, e bactérias ou outros micro-organismos, a lactose é transformada em ácido lático, fazendo com que o leite se divida em coalhada e soro. A coalhada é cortada e aquecida até encolher. O queijo assim obtido é envelhecido de um mês, como o queijo brie, até um ano, como o cheddar. Alguns podem até ser comidos imediatamente, como é o caso da muçarela.

Anticéptico intestinal

Quando ingerido, o leite coalhado preparado comercialmente age como um anticéptico intestinal, produzindo ácido lático no intestino e, consequentemente, criando um ambiente inadequado para o crescimento de bactérias nocivas. Ele é usado no tratamento da febre tifoide, colite, apendicite e infecções no colo. Geralmente, o tratamento é feito tomando-se de 250 a 500 ml duas vezes por dia. Os leites coalhados naturais também podem apresentar essa propriedade, entretanto, é recomendado que, para propósitos terapêuticos, seja utilizado o comercial.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...