Leitelho vs. leite na culinária

Escrito por nadine ali | Traduzido por guilherme bastos
Leitelho vs. leite na culinária
Biscoitos de leitelho (Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com)

Leitelho é o remanescente líquido do creme que foi batido até virar manteiga. Apesar do leitelho ser uma bebida popular no sul da Ásia, no oeste ele é mais utilizado na culinária.

Cozinhando com leitelho

Leitelho é adicionado a alguns bolos, muffins, panquecas e pães para adicionar um sabor levemente ácido e uma textura mais macia e cheia do que quando se usa leite.

Leitelho fermentado

Comercialmente o leitelho não é mais produzido da maneira tradicional (como um subproduto da produção de manteiga), mas sim, feito artificialmente pela adição de bactérias acidificantes de lactose ao leite integral ou desnatado.

Substitutos para o leitelho

Caso você não encontre leitelho na sua área ou se precisar dele com urgência, um substituto rápido e fácil é feito adicionando uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre a um copo de leite. Deixe descansar a temperatura ambiente por cinco a dez minutos.

Conteúdo de gordura

O leitelho geralmente possui menos calorias e gorduras do que o leite integral, já que a gordura foi transformada em manteiga. Seja artificial ou produzido tradicionalmente, o leitelho é normalmente feito com 1 ou 2% de leite.

Outros usos culinários

Leitelho não está restrito a culinária de forno. Ele pode ser adicionado a marinados, molhos de saladas, caçarolas, frituras e bebidas.