×
Loading ...

O que é uma leitura analítica?

A leitura analítica é um estilo de leitura que ajuda a entender o significado do autor. Também pode envolver técnicas para melhorar a sua capacidade de ler em voz alta. Os estudantes universitários podem ter de aprender este estilo de leitura para as aulas, mas as outras pessoas -- de atores a advogados -- também podem se beneficiar das habilidades da leitura analítica.

A leitura analítica é mais parecida com o estudo do que apenas ler as palavras (Jetta Productions/Lifesize/Getty Images)

Benefícios

A leitura analítica ensina como identificar corretamente o significado de livros; ela ensina a compreender o significado de um escritor em vez de permitir que seus sentimentos e opiniões pessoais interfiram em sua interpretação. Ela também é chamada de leitura crítica, porque você não só aprende a enxergar além da superficialidade até o significado mais profundo de um texto, mas também aprende a registrar os seus resultados e expressar o que aprendeu para os outros. A técnica se baseia em princípios lógicos de observação de como os escritores usam frases e ênfase para comunicar o seu significado.

Loading...

Múltiplos estágios

Uma leitura analítica é um processo multi-passo. A leitura começa com um processo para descobrir do que o material se trata. Olhe para o título e considere o contexto do escritor, as referências e quem é o editor, para obter uma ideia geral do tema e da credibilidade do material. Enquanto você lê, identifique as palavras-chave, argumentos e frases significativas. Considere os problemas que o escritor quer resolver no livro e observe quando o autor resolve-os. Leia uma ou duas partes, no máximo, a cada "sentada". Faça uma leitura breve das partes primeiramente e, em seguida, volte a ler lentamente, prestando atenção aos detalhes. Escreva um esboço.

Crítica

A leitura analítica também inclui uma crítica. Em primeiro lugar, analise o livro como um todo e, em seguida, apresente a sua crítica. Não comece a julgar um livro até ter certeza de que você entendeu o que você leu. Faça anotações à medida em que você lê para que você possa revê-las mais tarde e referenciá-las para apoiar a sua interpretação. Discutir seus pensamentos com os outros pode ajudá-lo a entender melhor o material. Compartilhe seus pensamentos com uma classe, amigos ou um grupo de leitura. Apresente seus julgamentos atuais, utilizando exemplos e razões para apoiá-los, ao invés de opiniões.

Leia em voz alta

Uma leitura analítica pode também se aplicar à leitura em voz alta. Fale claramente e de forma audível. Não fale de forma dramática como se estivesse lendo um script ou um discurso. Use um pouco de inflexão para evitar a monotonia. O público deve ser capaz de compreendê-lo, mas uma leitura analítica não se trata de desempenho. Seu trabalho é pensar sobre o material que você lê e aplicar as mesmas habilidades analíticas que você usa quando lê para si mesmo. No entanto, é importante falar com clareza para o seu público conseguir considerar e absorver o significado, também.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...