Mais
×

Como fazer um lenço de chiffon

Atualizado em 24 março, 2017

O chiffon, da palavra francesa que designa "pano", é um tecido leve, feito a partir de fios de seda, algodão ou sintéticos, ele tem um caimento elegante e é ideal para fazer lenços. Uma das qualidades cobiçadas do chiffon é que ele é tecido de modo a ter um efeito parecido com o de um prisma, fazendo com que a luz brilhe através dele e seja refletida. O chiffon é um material delicado para se trabalhar, portanto, disponibilizar mais tempo para fazê-lo resultará em um lenço melhor.

Instruções

O chiffon é considerado um tecido de luxo (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha o formato -- quadrado, retangular, oblongo -- que fica melhor em você. Mulheres altas e magras podem fazer um lenço longo, para colocar em volta do pescoço e deixar pendurado; mulheres mais baixas podem fazer um lenço menor, para amarrar no pescoço.

  2. Escolha o tecido. Tire um tempo para pensar exatamente qual tipo de lenço você quer fazer. Se for comprar chiffon de seda, isso poderá representar um investimento considerável, portanto, certifique-se de que o padrão e o peso sejam exatamente o que você quer, antes de pedir para o atendente cortá-lo.

  3. Desenhe o modelo do lenço que você quer em um papel, para usar como molde. Outra opção é usar um lenço do qual você gosta e traçar o contorno dele.

  4. Prenda o molde no tecido, com os menores alfinetes que tiver, para não estragar o material. Como o chiffon é muito fino, ele desfia facilmente, por isso deve ser manuseado com bastante cuidado. Coloque-os o mais próximo possível das bordas, para que qualquer marca deixada pelos alfinetes fique escondida quando você fizer a bainha.

  5. Corte o tecido com uma tesoura afiada. Tesouras cegas deixaram o tecido com aparência de mastigado, ao invés de cortados com nitidez.

  6. Enrole a borda do tecido para dentro, de modo a formar um pequeno círculo. Prenda no lugar com alfinetes, para deixar seguro enquanto você costura.

  7. Passe uma única linha na agulha e faça o menor nó que você for capaz de fazer na ponta. Comece por dentro no primeiro ponto, pois assim o nó ficará escondido.

  8. Costure a bainha à mão cuidadosamente. Retire os alfinetes assim que puder, para evitar deixar marcas.

O que você precisa

  • Chiffon
  • Superfície de trabalho lisa
  • Alfinetes
  • Tesoura afiada
  • Agulha e linha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article