Lençóis de microfibra versus de algodão

Escrito por cynthia myers | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lençóis de microfibra versus de algodão
Lençóis macios deixam a sua cama mais confortável (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os lençóis podem parecer ser apenas uma compra simples e utilitária, até que você considere que passa um terço de sua vida, ou mais, na cama. Para aproveitar ao máximo esse tempo, é importante que essas peças sejam confortáveis, macias e atraentes. Lençóis são um investimento que você poderá utilizar durante anos e, por isso, devem ser duráveis e fáceis de cuidar. Apesar das peças de algodão dominarem grande parte do mercado, as recentes microfibras são uma outra opção para as roupas de cama.

Outras pessoas estão lendo

Sobre microfibra

As microfibras são fibras finas de tecido. A medida de sua espessura é conhecida como um "Dernier". Quanto mais alto o dernier, mais grossa a fibra é considerada. Para ser considerada como microfibra, o material deve ter menos de um dernier de diâmetro. Para comparação — uma fibra de seda fina mede 1,25 dernier. Algumas microfibras têm apenas meio dernier. Por serem tão finas, elas podem ser embaladas prensadas em um pequeno espaço. Para conseguir atingir esse tamanho pequeno de fibra, elas são produzidas em laboratório e não na natureza. A base para a fibra pode ser feita pelo homem ou ser orgânica.

Sobre o algodão

O algodão mais fino para lençóis é o de fibra longa, normalmente o egípcio ou Supima. As fibras de algodão mais longas produzem uma uma peça mais suave e macia. Com esse material é possível produzir um tecido delicado e arejado. Quanto maior for a contagem de fios, mais confortável é a peça. Essa contagem se refere ao número de fios por centímetro quadrado no tecido. Os lençóis com mais fios utilizam fibras mais finas para produzir contagens, que podem ir de 200 a 1000. Já os lençóis com menos fios, são fabricados com fibras mais espessas, têm uma estrutura mais grosseira e são mais parecidos com grânulos.

Cuidado

Tanto a microfibra como o algodão podem ser lavados e secados em máquinas de lavar domésticas comuns. Os lençóis de algodão podem encolher com a primeira lavagem se não tiverem passado por uma pré-lavagem. Os fabricantes contam com isso ao dimensionar as peças. Os lençóis de microfibra feitos com fibras naturais, tais como celulose, também podem encolher na primeira lavagem. Ambos, algodão e microfibra, seguram bem a tintura. Porém as cores podem desbotar após serem lavadas repetidamente, especialmente em água quente. Esses dois tipos de fibras também podem enrugar, mas isso é resolvido com um ferro de passar. Tenha cuidado ao passar, eles podem queimar se expostos à temperaturas muito altas.

Durabilidade

Quanto maior for a contagem de fios para lençóis de algodão, melhor caimento terá a peça. Com mais fios se produz um tecido mais durável. Visto que as microfibras por definição têm um estrutura mais compacta, podem ser até mais duráveis do que alguns algodões.

Sensação

Os fios finos de microfibra resultam em lençóis com um toque suave. Esse material é flexível e suave, o que dá conforto às peças produzidas com ele. Alguns lençóis de algodão são ásperos, necessitando várias lavagens para se amaciarem. Os tecidos de algodão com maior quantidade de fios produzem peças mais suaves e macias que deslizam sobre a pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível