Lenços praianos de cabeça dos anos 60

Escrito por olivia deangelo | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lenços praianos de cabeça dos anos 60
O lenço para cabeça usado pelas mulheres na década de 60 é uma forma de usar mais acessórios e manter o cabelo no lugar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lenços para festas praianas começaram a ficar populares no mundo da moda durante a década de 60. Enquanto os originais datam de meados dos anos 40, o item se tornou um enfeite nos trajes femininos durante a década de 60 com a ajuda dos fashionistas da época. As mulheres usavam lenços na cabeça, com quase todos os estilos de roupa, desde peças de trabalho até vestidos de festa à moda praiana. Com combinações de cores, estilos e modelos, os lenços deram a elas uma maneira de adicionar uma feminilidade extra no guarda-roupa.

Outras pessoas estão lendo

Origem

Os lenços de cabeça surgiram como um item de vestuário básico para empregadas domésticas, operários e escravos com o objetivo de proteger o couro cabeludo e os cabelos do sol, assim como da poeira e sujeira. Durante os anos 60, o lenço foi associado à moda de praia e aos trajes de banho, como uma forma de agregar estilo e proteger o cabelo da água. Em 1963, biquínis e lenços de cabeça tornaram-se a última moda após a produção de "Beach Party", um musical que alimentou ainda mais a tendência da moda. De repente, ícones da indústria, como Jackie Kennedy e Mary Quant começaram a usar lenços de cabeça praianos com mini-saias, trajes de banho e roupas de escritório. Os lenços foram produzidos em uma variedade de cores e estilos e usados ​​por membros da sociedade de qualquer etnia, religião ou status.

Estilo

Durante os anos 60, os lenços de cabeça eram longas tiras de tecido que ficavam amarradas em torno da linha do cabelo da cabeça de uma mulher. Se fossem usados na praia, ou ao volante, eles ajudavam a proteger os penteados elaborados da umidade ou do vento. As mulheres também usavam os lenços em torno de seus pescoços, como gargantilhas, para complementar um traje de negócios, e amarrado por trás de sua cabeça, como uma fita, enquanto limpavam e cozinhavam. Elas usavam os lenços com grandes óculos de sol e batom vermelho. Esses estilos foram reconhecidos como sendo glamourosos e modernos.

Cor e tamanho

Quando os lenços surgiram no cenário da moda, eles eram predominantemente feitos em cores brilhantes e sólidas, ou em modelos com bolinhas. Esses estilos permitiram que combinassem com quase qualquer roupa ou traje de praia. A maioria dos lenços eram fabricados para terem 50 por 50 cm. As mulheres poderiam facilmente dobrá-los ao meio para usarem como proteção para os cabelos. Durante a década de 60, surgiram outros tamanhos, incluindo lenços de 1 metro de comprimento por 10 cm de largura, para serem usados como uma faixa, e havia os lenços em forma de triângulo, com extremidades longas, para que fossem fáceis de amarrar por baixo do queixo.

Tecido

O algodão foi o tecido escolhido para os lenços de praia nos anos 60. Ele era leve e absorvente, com ampla proteção contra umidade. As socialites eram capazes de comprar lenços de seda de qualidade para o seu vestuário. Véus de seda ofereciam benefícios adicionais hidratantes para os cabelos das mulheres, que não eram encontrados com a mistura de algodão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível